Final Fantasy 16 se mostrou insuficiente para levantar as contas da Square Enix, de acordo com os recentes resultados financeiros publicados no final do primeiro trimestre do ano fiscal, em que apesar de não ter sido um fracasso de vendas do RPG no PS5, mas em queda acentuada lucros para a editora.
De fato, parece que Final Fantasy 16 é tanto o impulsionador da Square Enix com as suas vendas, como também o principal peso, dado que a queda dos proveitos operacionais é em grande parte atribuída aos custos de desenvolvimento, que neste período provavelmente estão associados acima tudo com o mesmo jogo.
As vendas líquidas da Square Enix aumentaram 14,4% ano a ano, com as vendas líquidas digitais subindo 16,4%. No que diz respeito aos jogos clássicos de console, obviamente é Final Fantasy 16 que domina a cena, mas Final Fantasy Pixel Remasters também é citado entre os protagonistas do período.
No entanto, destaca-se o forte -78,5% registrado na seção de receitas operacionais, o que parece estar principalmente ligado aos custos de desenvolvimento. Dessa forma os lucros caírem quase 80%, é realmente alta a queda. Isso sugeriria que mesmo o acordo de exclusividade assinado com a Sony para amarrar Final Fantasy 16 ao PS5 não foi particularmente decisivo para resolver a questão do orçamento para o desenvolvimento de um jogo colossal como o novo capítulo da principal série de RPG da Square Enix.
HD Games sales rose due to the release of titles including FF16 and FF Pixel Remaster. But operating income is down year on year due to development costs eating into profits.
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— Genki✨ (@Genki_JPN) August 4, 2023
Por outro lado, o assunto também vai além dos principais jogos de console: o setor de MMO está em declínio, também devido à ausência de grandes expansões para Final Fantasy 14 no período considerado, mas também é o declínio no setor de smartphones para afetar o estado geral: “Os novos títulos não conseguiram compensar o fraco desempenho dos jogos já lançados”, diz o relatório sobre esta divisão.
Outras japonesas como a Capcom e Sega tiveram mais sorte e obtiveram bons lucros. A Square Enix terá que se mexer para mudar este cenário nos próximos meses.