A Square Enix divulgou os resultados financeiros do primeiro semestre fiscal de 2024, que termina em 31 de março, onde registrou um crescimento anual na receita líquida, mas também uma queda substancial nos lucros.
Especificamente, de acordo com a documentação compartilhada pela empresa, as receitas cresceram 5% em relação ao ano anterior, para um total de 1,14 mil milhões de dólares. Um resultado possível, segundo a Square Enix, graças aos novos jogos publicados no período de referência e em particular Final Fantasy 16.
No entanto, foram relatados lucros de apenas US$ 115,2 milhões, 33% menos ano a ano. Isso foi justificado pela empresa pelo aumento da amortização dos custos de desenvolvimento e marketing de jogos.
Não ajuda que se tenha registado uma quebra nas vendas no sector dos MMO, provavelmente fisiológica, visto que Final Fantasy 14 está agora num período de cansaço à espera da substancial expansão Dawntrail que chegará no próximo ano e do lançamento das versões Xbox que certamente trarão muitos novos jogadores para os servidores do jogo.
Os documentos também revelam que a série Final Fantasy atingiu 185 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em julho éramos cerca de 180 milhões, então o total cresceu 5 milhões nos últimos meses.
Nenhum número preciso foi oferecido a esse respeito, mas presumimos que grande parte do crédito por esse aumento provavelmente vai para Final Fantasy 16, mas as vendas do recém-lançado Final Fantasy Pixel Remaster e dos outros jogos da série também devem ser consideradas.
Dragon Quest, outra série carro-chefe da Square Enix, atingiu 88 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Se nenhum número foi fornecido, Final Fantasy 16 pode ter estagnado em vendas, e por isso este silêncio das atualizações de número da Square Enix.