Ao longo dos anos, vimos infinitos mods para todos os tipos de jogos, isso é algo que os usuários de PC estão à frente, já que é um sistema mais “gratuito” do que o de consoles. No entanto, isso pode mudar muito em breve, pelo menos em alguns títulos de nova geração, e tudo graças aos seus próprios desenvolvedores.
Um desses títulos que pode incluir suporte a mod é STALKER 2, que está sendo desenvolvido pela GSC Game World. O diretor de relações públicas da empresa, Zakhar Bocharov, foi convidado para um podcast, onde se ofereceu para responder a algumas perguntas sobre o status do título e algumas perguntas dos fãs. Nem todas puderam ser respondidas, devido ao contrato que eles têm com a Microsoft para não revelar nada.
Como mencionei antes, Zakhar Bocharov não poderia responder a todas as perguntas, mas as que ele foi capaz de resolver, ele perguntou em detalhes.
O STALKER 2 está a ser desenvolvido com o Unreal Engine, um motor bastante conhecido na indústria e com resultados muito bons, embora inicialmente se pretendesse utilizar o motor original; mas estava um tanto datado. Para o estúdio, poder oferecer suporte para mods é uma prioridade, eles vão até tentar implementá-lo desde o lançamento inicial, mas isso é no PC. No entanto, a possibilidade de mover esse recurso no Xbox está sendo estudada.
Bocharov também ofereceu alguns detalhes de sua jogabilidade, chegando a dizer que o sistema A-life se tornou muito mais meticuloso e detalhado, onde as interações entre criaturas, facções ou NPCs podem ser desenvolvidas, mesmo que o jogador não esteja por perto. Além disso, teremos uma história não linear e um mundo aberto.
O lançamento do STALKER 2 está programado para este ano de 2021, embora não tenhamos uma data específica. Ele chega diretamente ao Xbox Game Pass.