Grandes problemas em Star Wars: Knights of the Old Republic Remake (KOTOR), o interessante projeto exclusivo temporário para PS5 e PC, que aparentemente foi adiado indefinidamente, com o desenvolvimento atualmente parado por conta de vários problemas internos, segundo a confiável Bloomberg.
Com base no que relatou Jason Schreier, da Bloomberg, que se refere a fontes internas questionadas sobre o assunto, parece que a equipe da Aspyr Media está atualmente em um impasse, sem certeza sobre como realizar o projeto KOTOR Remake.
Parece que o diretor de arte Jason Minor e o diretor de design Brad Prince foram demitidos abruptamente, ambos no final deste mês, e o desenvolvimento agora está um caos total. Em uma série de reuniões realizadas ao longo de julho, os dois gerentes da Aspyr disseram aos desenvolvedores que o projeto precisa ser adiado, enquanto a empresa procura novas pessoas para levar o trabalho adiante.
Parece que em 30 de junho de 2022 a Aspyr preparou uma demo do jogo, uma “sala vertical” capaz de mostrar seu conteúdo e recursos, a ser submetida à Lucasfilm Ltd e Sony, os parceiros do projeto. Os desenvolvedores estavam bastante confiantes no que haviam alcançado e nos resultados da demo, mas a demo não atingiu o resultado esperado e a crise começou!
NEWS: The Star Wars Knights of the Old Republic remake is indefinitely delayed, Bloomberg has learned. Developer Aspyr abruptly fired two directors this month and told staff that the project is on pause as it tries to figure out what comes next. https://t.co/3NUlKkenR6
— Jason Schreier (@jasonschreier) July 26, 2022
Na semana seguinte, Aspyr demitiu o diretor de design e o diretor de arte, nenhum deles comentou oficialmente, mas o segundo, com base em algumas postagens nas redes sociais, deu a entender que a demissão ocorreu de maneira decididamente repentina e inesperada.
De acordo com uma fonte próxima ao assunto, que acompanhou as discussões em andamento dentro da equipe, parece que a demonstração exigiu uma quantidade desproporcional de recursos, tempo e dinheiro para ser concluída e que o curso atual do projeto não é realmente sustentável pelo equipe. Outro ponto problemático seria a linha do tempo, com previsões sobre tempos de desenvolvimento um tanto falhos: enquanto a linha oficial da equipe era, anteriormente, o fato de poder lançar o jogo até o final de 2022, os desenvolvedores relatam que um período de lançamento mais longo, provavelmente poderia ser 2025.
Star Wars: Knights of the Old Republic Remake foi uma das maiores surpresas do PlayStation Showcase em setembro de 2021, onde foi apresentado com um teaser trailer exclusivo para PS5 e PC (temporário). O projeto imediatamente pareceu um grande salto de qualidade para a Aspyr, até então especializada principalmente em portabilidade e suporte ao desenvolvedores. Recentemente, recebeu a ajuda do Saber Interactive mas parece que não foi suficiente para resolver os problemas, pelo menos segundo relatos da Bloomberg.