Em entrevista à Kinda Funny Games, Todd Howard revelou que incrivelmente 100 dos mais de 1.000 planetas exploráveis de Starfield terão formas de vida locais. É realmente muito conteúdo.
“Para nós, trata-se de dar a você escolhas ao controlar as atividades que pode realizar em um sistema planetário. Aqui estão as muitas coisas que você pode fazer”, disse o diretor do jogo Starfield. “Isso pode incluir visitar planetas estéreis que estão lá apenas para coletar recursos ou planetas com grandes cidades e assentamentos que os jogadores podem explorar ou onde a história progride.”
“Obviamente é processual, então seria impossível criar um planeta inteiro à mão”, acrescentou. “O que fazemos é criar locais individuais e alguns deles são colocados em pontos específicos, como grandes cidades e outros locais relacionados à missão e, em seguida, temos outros que são gerados ou colocados quando você pousa, dependendo do planeta.”
Howard acrescentou que os planetas que não abrigam formas de vida não devem ser considerados um defeito, pois equilibram aqueles que estão mais vivos e com mais atividades para fazer, criando assim um universo crível. Além disso, Howard reiterou que mesmo os desertos serão dignos de exploração, pois incluirão vários recursos que serão convenientes para os jogadores.