Starfield está definitivamente em alta e a após a sua última apresentação no Xbox Games Showcase fez com que o interesse pelo título da Bethesda, que já era alto, atingisse novos patamares. Vale lembrar que é o jogo mais vendido no Steam desde então. Contudo, para alguns, nem tudo são flores. A falta de tradução para vários idiomas, que está gerando vários protestos localizados em diversas partes do mundo nos dias de hoje.
Também experimentamos algo assim em nossas partes, visto que o jogo não terá dublagem em português do Brasil, mas pelo menos podemos usar legendas em nosso idioma, o que não é permitido em outras áreas geográficas, onde os jogadores estão expressando sua decepção.
A dublagem em si é bastante limitada: os únicos idiomas disponíveis são inglês, francês, alemão, espanhol e japonês. Pode-se objetar que falta o português, dada a presença também do japonês, mas sem dúvida algumas avaliações e adições de novos idiomas é sempre possível a depender do sucesso do jogo em determinada região.
Mais polêmica é a quanto as legendas, que só estará disponível em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, polonês, português (brasileiro) e chinês simplificado. Não são apenas alguns idiomas, mas considerando o impacto global de tal produção, certamente algo mais poderia ter sido feito.
Em particular, usuários de países árabes e da Coreia do Sul também iniciaram petições para pedir pelo menos uma tradução textual em seu próprio idioma. Starfield vai conter uma grande quantidade de diálogo e texto, então até a simples presença de tradução escrita tem custos, mas ainda estamos falando da Microsoft, uma das empresas mais ricas do mundo que não deve ter problemas para organizar o lançamento de um jogo com o maior apoio possível em termos globais.
Em Starfield aprendemos muitas informações com o recente vídeo de mergulho profundo que revelou muitos detalhes da aguardada simulação espacial, chegando em 6 de setembro de 2023 no PC e Xbox Series X|S.