Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox da Microsoft, comentou o adiamento de Starfield para 2023 em entrevista ao The Verge, explicando que em sua opinião foi a decisão certa, pois permitirá que os desenvolvedores da Bethesda façam o jogo como imaginaram, portanto sem possíveis cortes ou problemas técnicos graves.
“Tivemos casos em que lançamos jogos muito cedo, mas, em retrospectiva, quando você olha para um título como Starfield, que levou tanto tempo e tanto investimento em um novo IP pela equipe, a decisão de dar o desenvolvedores mais tempo para construir o jogo da maneira que eles imaginaram, é a coisa certa a fazer”, disse Spencer.
O chefe do Xbox acrescentou que, embora o impacto financeiro negativo obviamente tenha sido levado em consideração, “com Starfield e Redfall sendo nossos first-party grandes jogos da ZeniMax, eu queria ter certeza de que as equipes de trabalho sentiram que tinham todo o suporte que o Xbox poderia obter. Talvez sentir os benefícios de fazer parte de uma organização maior que também tem outros fluxos de receita (além de videogames) e outros projetos em andamento possa ser útil.”
Spencer disse que o Xbox prefere dar às equipes do Xbox Studios muita liberdade quando se trata de tempos de lançamento, sem impor prazos rígidos. Uma abordagem que na sua opinião permite obter melhores resultados.
“Você quer que as equipes sintam que são donas de seus próprios prazos”, acrescentou Spencer. “Quando as equipes sentem que são donas de seu destino com seus jogos, elas entregam melhores resultados. Portanto, aguarde um sinal das equipes de criação e produção.”
Starfield originalmente deveria sair apenas alguns dias atrás, ou seja, 11 de novembro. Em junho, a Bethesda anunciou que adiou a data de lançamento de seu RPG espacial, assim como Redfall, para 2023 para dar às suas equipes tempo suficiente para concluir o trabalho.