Vale a pena reler o que Todd Howard, um dos chefes da Bethesda, disse há menos de um ano sobre a data de lançamento de Starfield, para entender que às vezes seria melhor fazer certas declarações, especialmente em um ambiente como o dos videogames onde desacelerações e problemas de desenvolvimento são muito prováveis.
As duas mais relevantes, porém, são uma entrevista ao Washington Post e outra ao IGN.com. Na primeira, ele disse uma frase que pode ser interpretada de várias maneiras: “Estamos confiantes sobre esta data, caso contrário não a teríamos anunciado “, e isso já abrir incertezas com a palavra “confiança”.
O mais discutido na rede nessas últimas horas, porém, é a frase extrapolada da entrevista do IGN, que provavelmente se tornará proverbial: ” A data de lançamento está escrita com tinta, não com lápis “ .
Na verdade, ela envelheceu muito mal e falamos dela mais precisamente porque ele mostrou uma enorme confiança. Agora, fica claro que um adiamento não é drama e que para projetos como Starfield é melhor adiar o lançamento do que arriscar lançar um produto inacabado. No entanto, certas declarações poderiam ser evitadas, principalmente por executivos de destaque.