Acho que falo em nome de muitos usuários do Xbox quando digo que estava “na hora” de a Microsoft apresentar a chave de como abordar jogos de alta qualidade e seu marketing. Com isso não quero refletir que a qualidade dos jogos anteriores é melhor ou pior, mas é claro que há anos existe uma lacuna nesta questão.
Agora, com Starfield, um daqueles jogos que conseguem impactar a indústria está no horizonte. O tamanho de tudo que a Bethesda quis fazer com o jogo é gigantesco. Não só pelo mapeamento, que terá que ser visto até que ponto é bom, mas também pela quantidade de opções, diálogos e gráficos. Tudo parece aquele tipo de jogo que define uma geração.
Em um extenso artigo, a Forbes analisa a situação com Starfield e como isso afetará a Sony.
Não sou o único que pode ver isso, o pessoal da Forbes parece ter visto rapidamente o que esse jogo pode fazer. Sem falar no que vai acontecer com a comunidade modder no PC, que é outro assunto. Este jogo é talvez um daqueles que dói perder na guerra dos exclusivos.
Por muitos anos, a Sony certificou-se de “roubar” jogos pagando por exclusividades que prejudicaram o Xbox. Sem pensar muito, venho com Final Fantasy VII Remake, entre outros. E de acordo com os colegas da Forbes, que previsivelmente viram o jogo ao vivo e talvez até o tenham experimentado como IGN, este jogo vai virar o jogo, pois não é difícil extrapolar o sucesso de Fallout ou The Elder Scrolls para esta nova proposta.
Claro, não há garantia de que Starfield será bom ou terá um lançamento tranquilo. Mas as probabilidades de sua qualidade estão a seu favor, dado o impacto que os jogos Fallout e Elder Scrolls recentes tiveram na indústria, e este não é um experimento multiplayer de MMO como Fallout 76. Parece o maior e mais ambicioso jogo em Bethesda, por uma margem bastante ampla.
Acho que esta é uma situação em que os jogadores de PlayStation não se encontram com frequência. Não por anos, eu diria. Um em que eles estão perdendo um jogo genuinamente massivo que não está disponível em seu console mais vendido.
É como imaginar Skyrim, que vendeu 60 milhões de cópias em 12 anos, não chegando ao PlayStation. Fallout 4 vendeu 12 milhões de cópias em 24 horas em 2015. Starfield não apresentará esse nível de números de vendas porque é oferecido no primeiro dia no Xbox Game Pass, embora já esteja no topo das paradas do Steam por meio de pré-venda lá.
A Microsoft produziu ótimos jogos, com certeza. A série Forza é sempre estelar. Hi-Fi Rush foi um sucesso surpresa. Gears tem uma longa história. Mas em termos de seus maiores sucessos de bilheteria, você não viu exatamente os fãs do PlayStation lamentando o fato de não poderem jogar Halo Infinite ou certamente não Redfall, mais recentemente.
Claro que nem todos podem concordar com tudo o que está escrito pela Forbes, mas de qualquer forma, se você é fã de Elder Scrolls ou Fallout e nem puder experimentar Starfield certamente irá doer.