Alguns fãs de Starfield fizeram um pedido muito especial à Bethesda, para homenagear no jogo um jogador que morreu antes de ter a chance de jogar o tão aguardado RPG espacial, chamado Alex Hay.
Em março de 2023, Alex Hay expressou sua tristeza pelo anúncio da data de lançamento de Starfield no Reddit, revelando que os médicos haviam interrompido seus tratamentos para câncer renal e que ele estava atualmente em tratamento de dor à espera de morrer. Ele escreveu que acompanhava Starfield há anos e esperava poder jogá-lo antes do fim, mas que certamente não resistiria até 6 de setembro de 2023, data de lançamento do jogo. Hay então pediu aos outros jogadores que aproveitassem para ele também. Nos dias seguintes, ele infelizmente faleceu. Ele tinha 35 anos.
For everyone still trying to get Alex in Starfield: I have been told that Bethesda are "Aware of Alex and the situation" and "Likely have plans"
So nothing concrete yet but at least they know about it. Fingers crossed!#AlexInStarfield
— Light (@LightYTOffical) May 20, 2023
Parte da comunidade, impressionada com a história, começou a pedir à Bethesda para criar algum tributo no jogo a Hay. Por enquanto, os pedidos foram vinculados a uma campanha no Twitter realizada sob a hashtag #AlexInStarfield, que nunca se tornou viral, mas aparentemente conhecida por Bethesda, pelo menos de acordo com o que foi relatado pelo youtuber Light, dedicado às coisas de Todd Howard empresa. A Always Light então relatou que a Bethesda estaria realmente trabalhando em uma homenagem a Hay, mesmo que ele não pudesse dizer em que consistiria.
Por enquanto não há nada confirmado e nem se fala que o tributo pode estar presente no lançamento do jogo. Seja como for, imaginamos que a comunidade estará muito atenta ao assunto e verificará se a Bethesda fez algo pela memória de Hay. Afinal, a empresa já atendeu diversos pedidos semelhantes em seu passado. Por exemplo, incluiu uma homenagem ao irmão falecido de um jogador em Nuka World, o DLC para Fallout 4.
A comunidade Bethesda está muito atenta a esses gestos. Por exemplo, já foi solicitado que The Elder Scrolls VI inclua uma homenagem a Colton “Colt” Meredith, um grande fã de The Elder Scrolls V: Skyrim que morreu em 2020.