A Microsoft estimou que Starfield e Indiana Jones venderiam 10 milhões de cópias no PS5. Como aconteceu nos últimos meses, as versões para PlayStation de ambos os jogos foram canceladas. O CFO do Xbox, Tim Stuart, testemunhou essas previsões no julgamento do bloco de aquisição da Activision Blizzad da FTC.
Stuart explicou que as estimativas foram feitas para avaliar o impacto da exclusividade de Xbox e PC dos jogos Bethesda e Zenimax. Segundo o documento, 10 milhões teriam sido as vendas combinadas dos dois jogos (portanto, não 10 milhões cada).
“Aparentemente, a Microsoft acreditava que poderia compensar as perdas causadas pela exclusividade de jogos da ZeniMax por meio de benefícios do Game Pass e aumento das vendas de consoles”, diz o documento. “O Sr. Stuart testemunhou que a Microsoft precisava de menos dinheiro no curto prazo para compensar o impacto financeiro da exclusividade do jogo da ZeniMax na Microsoft.”
Had missed this from Xbox CFO Tim Stuart's testimony, but FTC says Microsoft had forecasted 10 million sales on PlayStation for "both Starfield and Indiana Jones" before taking them exclusive, deciding it could recoup through Game Pass and extra Xbox sales pic.twitter.com/5KdpDzKDZD
— Stephen Totilo (@stephentotilo) July 13, 2023
Os críticos da aquisição enfatizaram repetidamente que a Microsoft tem capacidade econômica para absorver as perdas da transformação dos jogos adquiridos em exclusivos, incluindo a série Call of Duty, um ponto sobre o qual muitos órgãos antitruste deram a opinião exatamente oposta.
Nesse ínterim, a FTC recorreu após a sentença que deu razão à Microsoft na liminar.