Starfield será um ótimo RPG baseado na exploração espacial, bem diferente de The Elder Scrolls (fantasia com sabor medieval) e Fallout (pós-apocalíptico). Mas quais são as fontes exatas de inspiração para este projeto? Funciona como No Man’s Sky e Mass Effect? Na verdade, o chefe da Bethesda – Todd Howard – menciona Red Dead Redemption 2 primeiro.
“Bem, claramente esses são os jogos de ficção científica que você pode olhar e dizer, ‘ok, isso é ficção científica, é isso'”, disse Howard quando perguntado sobre Mass Effect e No Man’s Sky. “Acho que [embora] a jogabilidade minuto a minuto, obviamente no campo, tem semelhanças com Elder Scrolls e Fallout e outras coisas que criamos [na Bethesda] e a sensação nas mãos, algumas mecânicas.”
“Acredite ou não, os jogos colocam você em um mundo, transportam você para um lugar”, continuou Howards. “Então, acho que provavelmente parece mais com Red Dead Redemption 2. Como se você estivesse vivendo a fantasia do faroeste. Neste, você está vivendo uma fantasia de explorador de ficção científica. Não há nada para fazer e tudo mais. Para mim, são jogos em que sinto que estou fundamentado na realidade do universo do jogo e todo o resto simplesmente desaparece.”
É claro que, sendo um RPG, a jogabilidade principal de Starfield não será muito semelhante à de Red Dead Redemption 2. O que Howard quer dizer é que os dois títulos são semelhantes em termos de mundos de jogo imersivos.