Para alguns pode parecer incrível, mas alguns modders já estão planejando trabalhar em um patch da comunidade para Starfield, que corrige todos os bugs. Na verdade, ter patches semelhantes para os jogos da Bethesda é uma tradição real que vem acontecendo há décadas.
Existem patches amadores para os títulos da empresa de Hines e Howard, normalmente com bugs no lançamento, praticamente desde que os mods para seus jogos existam. Existem, por exemplo, para Morrowind, Obivion, Skyrim, Fallout 3 e Fallout 4. Até mesmo Daggerfall foi alvo de uma remasterização amadora, com correções de bugs relacionadas.
Seja como for, o projeto Starfield Community Patch é “um esforço coletivo de criadores de mods e da comunidade de jogadores Starfield mais ampla para corrigir bugs, erros e outros problemas no jogo, que incluem ajustes, erros de digitação e outras alterações não feitas. (ou ainda não publicado) pelos desenvolvedores. O objetivo final é melhorar a experiência vanilla (o jogo sem modificações da comunidade instaladas) para todos os jogadores”, conforme descrito pelo site oficial.
Conforme especificado, o patch não incluirá: novo conteúdo (missões, personagens, itens e assim por diante); alterações no equilíbrio do jogo (além da correção de erros óbvios) e quaisquer ajustes que colidam com a visão original do jogo.
Quanto aos detalhes burocráticos do patch, os participantes terão que entendê-lo como um trabalho coletivo que será lançado gratuitamente no NexusMods. Haverá uma equipe central de modders, composta por autores de mods de reconhecido valor, que gerenciarão a aplicação das correções antes da publicação. O patch será totalmente de código aberto e gratuito. As doações ainda serão permitidas, e serão distribuídas igualmente entre os autores.
Conforme explicado pelos fundadores da iniciativa em entrevista ao GamesRadar+, a antecipação dos tempos do patch da comunidade Starfield se deve ao desejo de esclarecer imediatamente algumas questões que assolaram outros projetos semelhantes, de outros jogos, quanto à propriedade, para direitos autorais, para a visão a seguir e assim por diante. Em suma, espera-se que quem participa tenha consciência do que está fazendo e não faça reclamações durante o processamento, quando o jogo já estará no mercado.