Starfield atraiu críticas de alguns usuários preconceituosos e transfóbicos pela possibilidade de selecionar o pronome de seu personagem durante a criação. Previsivelmente, alguns modders começaram a fazer mods que permitem remover esse recurso. Os administradores dos Nexus Mods não gostaram disso, devido às óbvias implicações políticas que isso acarreta, e começaram a banir mods e modders ofensivos.
A escolha do Nexus Mods de não se tornar uma vitrine de conteúdos semelhantes surgiu principalmente com a remoção do mod “No Pronouns” que servia justamente para impedir a escolha de pronomes.
Nexus Mods, que lembramos ser o primeiro site mundial de distribuição de mods, também esclareceu por e-mail que não oferecerá suporte de forma alguma a determinados conteúdos. Na verdade, ele convidou os modders mais preconceituosos a deletarem suas contas e irem para outro lugar se essas forem as obras que desejam criar.
NexusMods rocks. pic.twitter.com/KkYrvKhxxG
— Nash, Now With Flavor Crystals (@Nash076) September 12, 2023
“Reservamo-nos o direito de hospedar ou não qualquer conteúdo que desejarmos em nosso site”, escreveu Nexus Mods. “Não queremos hospedar mods que removam a diversidade dos videogames. Se isso deixa você com tanta raiva a ponto de não querer mais usar nosso site, francamente não sentiremos sua falta. Use o recurso “Excluir conta” no página de configurações.”
Esta não é a primeira vez que Starfield vira polêmica anti-LGBTQ+. O pai de God of War, david jaffe, tem um filho trans e o defendeu após um streamer criticar a Bethesda por você escolher o pronome em um RPG. Em um RPG… Inacreditável, mas infelizmente o ódio ainda é uma realidade.