Starfield pode suportar NVIDIA DLSS diz AMD, não há impedimentos para Bethesda

Após meses de discussões, finalmente o chefe de jogos da AMD, Frank Azor, relatou abertamente que não há imposição sobre a possibilidade de aplicação de DLSS em Starfield, apesar da relação de parceria com a AMD, e que se a Bethesda quiser apoiar a tecnologia NVIDIA pode fazer isso silenciosamente.

Isto muda significativamente as cartas na mesa, visto que a controvérsia em curso entre a comunidade de jogadores de PC via a AMD acima de tudo como “culpada” de ter imposto um bloqueio à Bethesda que impediu a inclusão de DLSS e outras tecnologias NVIDIA em Starfield devido à parceria acordo, o que aparentemente não é verdade.

“Se quiserem colocar DLSS, têm total apoio da AMD”, disse claramente Azor, que informou não poder revelar o que está escondido no acordo de parceria entre AMD e Bethesda para Starfield, mas que isso não parece incluir qualquer exclusividade em técnicas de upscaling que impedem o uso de tecnologias de concorrentes além do já anunciado FSR 2.

Azor, que é cofundador da Alienware, explicou que, normalmente, quando esses acordos são celebrados há um pedido para priorizar tecnologias próprias, como o FSR da AMD, mas que isso não proporciona exclusividade absoluta. “Se nos pedem para incluir suporte DLSS, sempre dizemos que sim”, revelou o homem da AMD.

Deste ponto de vista, a vontade de dar prioridade às soluções AMD para Starfield deriva provavelmente das vantagens que esta atenção pode trazer no front dos consoles: por se tratar de um jogo destinado a ser lançado também nas Xbox Series X|S, baseado nos hardwares AMD, o foco nas tecnologias da empresa é consequência direta do trabalho realizado nos consoles.

No entanto, parece não haver nenhum vínculo contratual que impeça a Bethesda de inserir o DLSS da NVIDIA, cuja presença, no entanto, é fortemente duvidosa e sobre a qual a empresa ainda não dá respostas. Neste ponto, vamos ver como o assunto vai evoluir.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *