A ideia de que Starfield permite explorar mais de 1000 planetas, conforme relatado por Todd Howard durante a apresentação do jogo no Xbox & Bethesda Showcase, levou a um uso intensivo de geração procedural, mas segundo o líder da equipe o jogo é caracterizado de qualquer maneira pela maior quantidade de conteúdo criado “à mão” em comparação com os jogos anteriores.
É claro que a geração procedural intervém para uma boa quantidade de materiais, tendo que dar vida e gerenciar 1000 planetas livremente exploráveis, mas isso não significa que a Bethesda não tenha modelado boa parte do conteúdo de qualquer maneira.
Esses conteúdos, no entanto, estão todos juntos em maior quantidade do que visto anteriormente em outros jogos da Bethesda, que tendiam a usar uma construção do tipo aleatório já em algumas situações, como nas masmorras menores de The Elder Scrolls.
Conforme relatado por Howard, os desenvolvedores queriam “dizer sim” aos jogadores, deixando-os livres para explorar um espaço verdadeiramente imenso, fornecendo uma grande quantidade de planetas. No entanto, Stafield “tem mais conteúdo modelado à mão do que qualquer outro jogo da Bethesda lançado anteriormente”, explicou o gerente de projeto.
Vimos que a missão principal durará de 30 a 40 horas , mas como explicado por Howard “Você deve ter cuidado para julgar exatamente onde deve ir, ou indicar exclusivamente ao jogador onde ele deve encontrar as partes mais satisfatórias do jogo”. Na verdade, a intenção é fazer com que todos se divirtam encarando Starfield de uma forma diferente: “Você quer pousar em um planeta estranho, observá-lo, construir um posto avançado, viver sua vida lá e assistir ao pôr do sol porque você gosta do visão das luas de lá? Então você vai,” Howard disse,” nós amamos essas coisas.”
Entre os elementos construídos à mão em Starfield estão 4 cidades principais que parecem ser as maiores construídas pela Bethesda, incluindo a espetacular Nova Atlântida vislumbrada durante a apresentação no Xbox & Bethesda Showcase. Howard também confirmou que Fallout 5 está no cronograma, mas virá depois de The Elder Scrolls 6.