Starfield fez uma rápida aparição durante o evento do Xbox no Tokyo Game Show 2021, sem aparecer em novas sequências além do conhecido trailer de apresentação, mas com o próprio Todd Howard relatando alguns detalhes interessantes, a saber, o fato de que será totalmente traduzido em Japonês e terá mais diálogo do que Skyrim e Fallout 4.
Além de mostrar algumas cenas tiradas do trailer de apresentação usual do E3 2021, Todd Howard queria especificar que Starfield oferece suporte estendido para o público japonês, de modo a conter uma “localização completa” para todos os textos e diálogos.
Não está claro se isso significa uma dublagem em japonês, mas é provável que seja, demonstrando como a Bethesda leva a sério o desejo de propor seu novo blockbuster espacial ao público japonês. Se tiver dublagem em português do Brasil certamente iremos apreciar bastante.
Além da questão da tradução, no entanto, o que é particularmente interessante é a quantidade de texto sobre os diálogos: Howard relatou especificamente que são “mais de 150.000 linhas de diálogo”, o que o torna um jogo decididamente massivo, pelo menos do ponto de vista narrativo de visualização e troca com NPCs e outros. Nesse sentido, a dublagem inclui cerca de 300 atores.
Todd Howards appeared on stream to announce that Starfield will have a complete Japanese localization (just like Redfall) and mentioned that the game has over 150,000 lines of dialogue apparently #TGS2021
(Fallout 4 had 111,000 lines, Skyrim 60,000) pic.twitter.com/0PzvVtojyj
— Nibel (@Nibellion) September 30, 2021
Para comparação, como também relatado por Nibel no Twitter, Fallout 4 teve 111.000 linhas de diálogo, enquanto The Elder Scrolls V: Skyrim teve cerca de 60.000 linhas de diálogo. Obviamente, isso não se traduz necessariamente em um tamanho maior do jogo, mas é bem provável que seja esse o caso ou que em qualquer caso haja uma maior quantidade de trocas e interações com os NPCs no decorrer do jogo.
Vocês estão animados para Starfield?