A NVIDIA disponibilizou uma atualização que melhora em 5% o desempenho da versão para PC do Starfield em relação ao visto anteriormente, e que não requer download: é um perfil para a Resizable Bar, tecnologia introduzida a partir da série RTX 30.
A atualização responde a uma necessidade específica, destacada na análise Starfield da Digital Foundry, de tentar preencher a estranha lacuna de desempenho em comparação às placas de vídeo AMD, apesar das especificações superiores da NVIDIA no papel.
“Hoje a NVIDIA lançou um perfil de barra redimensionável para Starfield que melhora o desempenho das GPUs da série RTX 40 e da série RTX 30 para desktops e laptops”, diz o post oficial. “Durante nossos testes, as GPUs para desktop da série RTX 40 tiveram um aumento médio de desempenho de 5%.”
“Esta atualização será entregue pela NVIDIA por meio de uma atualização over-the-air (OTA) e será aplicada automaticamente aos usuários que usam o driver Game Ready mais recente (537.34) ou versão anterior (537.17).”
Voltando à análise da Digital Foundry, Starfield foi considerado um produto fundamentalmente bonito, mas pesado, muito exigente em termos de componentes devido às suas peculiaridades no campo da física e do posicionamento espacial dos objetos.
É claro que as tecnologias de upscaling (com o DLSS também chegando este mês em formato oficial) melhoram a situação, permitindo um aumento geral no desempenho graças à redução efetiva da resolução de renderização.