Apesar de ter sido anunciado há quatro anos, parece que não estamos mais perto de jogar State of Decay 3 agora do que estávamos naquela época, mas há algo interessante acontecendo nos bastidores que deixou muitos fãs muito animados.
O simulador híbrido de gerenciamento de shooter de zumbis ressurgiu dias atrás durante o Xbox Showcase com um trailer reconhecidamente insípido sobre como manter viva a memória de um sobrevivente e escapar de situações de quase morte. Não era bem um trailer de gameplay – mesmo que mostrasse momentos adjacentes ao gameplay usando recursos do jogo.
Caso não tenha notas, temos ganchos aqui que mudam completamente o que muitos esperavam deste jogo. A princípio, os rumores que afirmavam que o jogo terá um apelo maior a narrativa parece que acertaram, a idea do estúdio é que as mortes dos seus companheiros sejam realmente sentidas (e aparentemente definitivas). O que era um rumor, o trailer sugeriu fortemente que isso acontecerá no jogo.
Mas isso não é tudo, Em uma postagem no blog do Xbox Wire, aprendemos alguns fatos interessantes sobre o desenvolvimento de State of Decay 3 que o posiciona como uma espécie de superjogo; o produto de vários estúdios de alto nível sob a bandeira da Undead Labs.
Um dos aspectos maiores e mais promissores do jogo é a sua mudança para uma experiência de mundo partilhado, em vez de um caso limitado baseado em sessões. Este é um grande negócio para o State of Decay, e é algo em que a Undead Labs tem trabalhado com a Obsidian Entertainment.
Sim, você pode até achar estranho isso já que esse é o estúdio de Fallout: New Vegas , The Outer Worlds e do próximo Avowed. No entanto, é a experiência do estúdio em criar seu próprio jogo de tiro cooperativo, Grounded, que está sendo aproveitado aqui. Sabemos que Grounded é um verdadeiro sucesso. Undead Labs está trabalhando com Obsidian no recurso de mundo compartilhado de State of Decay 3, permitindo co-op online contínuo e salvamentos compartilhados. Em essência, o mundo do jogo pertencerá a vários jogadores.
Esse não é o único estúdio do Xbox que empresta sua experiência; The Coalition de Gears of War é uma equipe conhecida por seu domínio do Unreal Engine. O desenvolvedor está ajudando especificamente o Undead Labs com o UE5 e a alcançar um nível mais alto de fidelidade gráfica. Blind Squirrel Entertainment e Wushu Studios também estão co-desenvolvendo State of Decay 3 junto com Undead Labs.
Isso não apenas tornará o jogo melhor, mas o conhecimento técnico de todas essas equipes ajudará a criar um combate mais reativo (e vimos um pouco disso no trailer), de acordo com o Undead Labs, com reações inimigas mais realistas, mecânica satisfatória e desmembramento sangrento de zumbis.
Por mais que faça sentido, esse tipo de colaboração multiestúdio é bastante raro na indústria. A tecnologia nem sempre é compartilhada e há poucos exemplos de jogos de alto nível cujos componentes individuais foram construídos por equipes diferentes.