Steam Deck: alguns jogos populares podem não funcionar

Steam Deck, o particular “console para PC” portátil anunciado pela Valve, foi projetado para rodar jogos de PC da biblioteca Steam, porém tem uma limitação a ter em conta, que pode limitar a compatibilidade e que, no momento, parece impedir a jogatina, pelo menos alguns jogos populares.

O limite diz respeito ao uso do sistema operacional SteamOS, presente claramente no Steam Deck mesmo que o dispositivo também permita a instalação de Windows e outros sistemas graças à sua abertura básica. O sistema operacional em questão não é muito difundido, mesmo que ao longo do tempo a Valve tenha tentado expandir a compatibilidade, em qualquer caso, o Steam Deck usa o sistema Proton para aumentar ainda mais a compatibilidade com os jogos.

Proton é um amálgama de ferramentas como Wine e DXVK que permitem expandir a compatibilidade do Linux, do qual o SteamOS é uma derivação, para várias aplicações sem necessariamente ter que realizar a portabilidade, mas isso não implica 100% de compatibilidade.

Para se ter uma ideia dos jogos que rodam através do Proton, podemos ver o banco de dados gerenciado até mesmo pelos usuários, bastante extenso e preciso na indicação do funcionamento ou não dos jogos por meio deste sistema.

Olhando para isso, verifica-se que alguns títulos particularmente conhecidos não parecem funcionar corretamente com o Proton e, portanto, também com o Steam Deck, provavelmente: entre estes, há em particular alguns jogos muito populares e constantemente presentes nos rankings do Steam, nomeadamente Destiny 2, Apex Legends, Rainbow Six Siege e PUBG, por exemplo.

Vale lembrar que a Microsoft é talvez a editora mas popular no Steam e seus jogos vendem bastante por lá como Sea of Thieves, Grounded, The Outer Worlds, Halo MCC, Forza Horizon 4, State of Decay 2, Microsoft Flight Simulator, saga Age of Empires, e tantos outros. Além dos outros também populares como Elden Scrolls, Fallout, Doom ou jogo ainda que serão lançados como Hellblade 2, Starfield, Redfall, Contraband, Avowed, Fable e outros tantos. Acredito que a Redmond dificilmente portará estes jogos para o Linux.

Isso já dá uma ideia dos possíveis problemas de compatibilidade que você pode encontrar com o Steam Deck, embora uma grande quantidade de jogos pareça rodar sem problemas. Em qualquer caso, a Valve já relatou que está trabalhando para estender a compatibilidade do Proton ao máximo, incluindo adaptações de suporte com vários editoras. Além de que o sistema anti-cheat da esmagadora maioria dos jogos impende que usa o Proton.

Ainda tem o problema do desempenho já que o Proton é como se fosse um emulador no Linux, e rodar um jogo nativamente no Windows é provavelmente mais agradável. Na prática, acreditamos que as pessoas terão que trocar o sistema do Steam Deack e adquirir o Windows 10 ou 11 para o aparelho se quiser realmente ter uma maior compatibilidade.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *