Surpresa! Nokia é realmente dona da Alcatel

alcatel-idol-4s-continuum

Em 2016, a Nokia adquiriu a Alcatel-Lucent, empresa francesa de equipamentos de telecomunicações, para competir melhor com a Huawei na indústria de infra-estrutura de rede. Até então todos achávamos que tão compra estava limitada a basicamente a aquisições de patente.

Se você tem conhecimento mínimo sobre o mercado de telefonia móvel, então você provavelmente já ouviu falar sobre a Alcatel, uma marca que é relativamente popular no segmento intermediário e baixo custo. Acontece que a marca Alcatel estava entre os ativos de propriedade da empresa francesa quando a Nokia anunciou sua aquisição.

Claramente, isso significa que, após a aquisição, a marca de smartphones da Alcatel pertenceria à Nokia. No entanto, a empresa finlandesa não mencionou nada sobre a marca há um ano, depois de ter comprado a Alcatel-Lucent.

Foi apenas recentemente que a Nokia confirmou que, quando adquiriu a Alcatel-Lucent, obteve a marca Alcatel, que foi licenciada para a empresa chinesa TCL. O último também possui a licença para lançar telefones da marca BlackBerry.

A marca Alcatel foi licenciada pela Alcatel-Lucent para a TCL em celulares de 2014 até o final de 2024. Quando a Nokia adquiriu os ativos da Alcatel-Lucent em 2016, isso também incluiu acordos de licenciamento para a marca Alcatel.

A declaração acima vem da Nokia e confirma que a TCL tem a licença para lançar smartphones e tablets da Alcatel por mais sete anos. Então, mais dinheiro para a Nokia que licenciou até o seu próprio nome para a HMD Global.

Fonte: PhoneArena

42 comments on “Surpresa! Nokia é realmente dona da Alcatel

          1. Isso mesmo, a linha Moto é Lenovo. Nesse caso, eles inclusive abriram mão da marca Motorola e virou “Moto XYZ by Lenovo”

          2. Por questões comerciais, assim como fez o Google, por causa do peso que a Motorola assim como MOTO ainda tinha sob o mercado. E de volta com o slogan Hello Moto, a Lenovo vai “renomear” (rebrand) suas divisões e dispositivos móveis (Lenovo/ZUK) para Motorola gradativamente.

        1. Assim, segue a cronologia:

          Em 2014, a Microsoft compra a divisão de celulares da Nokia.
          Em 2015, a Nokia compra 65% da A-L.
          Em 2016, a Microsoft vende para HMD Global (uma empresa criada a partir de antigos empregados da Nokia) sua divisão de celulares assim como a licença de uso da marca Nokia e suas fabricas ainda existentes.

          Então, no meu ponto de vista, por causa de “EGO” não espere que tenhamos novos “Nokia” com Windows.

          E não, o Idol 4 não segue nessa linha, pois a marca de celulares e gadgets “Alcatel” pertence a TCL Corp., uma joint venture da TCL com a A-L e nisso continua, até agora, fora do escopo Nokia/A-L.

          *A-L = Alcatel-Lucent

          1. Bostejou legal na parte da MS vender o ramo de telefonia.. A MS apenas vendeu o negócio de Feature Phones.

          2. Eu não falei que ela vendeu o “ramo de telefonia” e sim sua “divisão de celulares assim como a licença de uso da marca Nokia e suas fabricas ainda existentes”.

          3. Bom brother, não sou eu quem disse…

            Microsoft vende fábrica em Manaus para Flextronics: http://www.valor.com.br/empresas/4256842/microsoft-vende-fabrica-em-manaus-para-flextronics

            Microsoft to sell feature phone business to Foxconn subsidiary, HMD Global: http://www.reuters.com/article/us-microsoft-fih-mobile-deals-idUSKCN0Y911N

            Microsoft demite 1,8 mil funcionários da sua divisão de smartphones: http://computerworld.com.br/microsoft-demite-18-mil-funcionarios-da-sua-divisao-de-smartphones

            MICROSOFT VENDE SUA DIVISÃO DE CELULARES PARA SUBSIDIÁRIA DA FOXCONN: https://www.baboo.com.br/internet/telecom/microsoft-vende-sua-divisao-de-celulares-para-subsidiaria-da-foxconn/

    1. Não. Seria como vc emprestar uma caneta pro seu colega ( no caso a Lucent emprestou a marca Alcatel para a TCL), mas vc (Lucent) deu a mesma caneta para outra pessoa (Lucent foi comprada pela Nokia), vc (Lucent) fala pro seu colega (TCL) devolver para o novo dono (Nokia) quanto terminar de usar (no caso quando expirar o praso da TCL, a Nokia é a dona da marca Alcatel)

    1. Cristiano,,,
      esquece,,,
      os chupa bolas, pucha sacos do merdella

      já afirmaram,,, Nokia morreu
      kkkkkk

      deixa eles,,, vão sifu, igual a gigantona da área de software merda$oft do merdella se fodeu em abandonar a linha Lumia com VAPORWARE NA MÃO,

      MAS LIGA NÃO, BREVE, SOOOOM , NO MOMENTO OPORTUNO, DEPOIS DE ENTERRAR MILHÕES DE DÓLARES

      E MUITO PIOR

      FERRAR TODOS OS QUE INVESTIRAM E ACREDITARAM NA MERDA$OFT

      ESTES B@STINHAS, EM VEZ DE FICAREM PUTINH@S COM O MERDELLA, FICARAM PUT@S&MEIO COM A NOKIA,,,

      VAI ENTENDER

      OU MELHOR

      VÃO SIFU, SEUS PUXA SACOS DE MERDELLAS

      1. Nokia comprou toda a Alcatel-Lucent, incluindo as marcas da mesma. Os dispositivos com a marca Alcatel e Nokia não são genuinamente “nokia”, são apenas produtos licenciados. (A única “Alcatel” que a Nokia não comprou foi a Alcatel-lucent Enterprise, que também licencia a marca)

  1. Vamos raciocinar:
    Se a Microsoft é dona da Nokia, e a Nokia é dona da Alcatel, então podemos afirmar que a Microsoft é dona da Alcatel também??? kkkkkk

      1. É bom que você saiba que eu não afirmei nada.
        Fiz uma brincadeira em forma de suposição. Se você ler todo o texto verá um sinal de interrogação (?) e no final uma risada, ou algo que significa uma risada (kkkkkk). Entendeu???

    1. A Microsoft não é dona da Nokia. A Nokia vendeu os ativos da Nokia mobile (fabricas, algumas patentes, etc.) mas não vendeu a marca, tampouco vendeu a si mesma. Logo, a Nokia é dona das Marcas NOKIA, WITHINGS, OZO, ALCATEL, ETC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *