Durante seu relatório financeiro para o ano fiscal de 2021, a editora Take-Two, com a voz do CEO Strauss Zelnick, falou sobre os resultados de The Outer Worlds, um jogo de tiro RPG da Obsidian Entertainment, Lançado sob o selo Private Division sugerindo que manterá os direitos de publicação e que é uma franquia de longo prazo. Ocorre que o jogo fez muito sucesso e superou as expectativas de vendas.
Zelnick: “Estamos incrivelmente satisfeitos com The Outer Worlds. Os DLCs foram recebidos incrivelmente bem e acreditamos que a franquia está em sua melhor forma. Faremos parte da franquia seja qual for o futuro da franquia. “
A franquia Outer Worlds está atualmente registrada em nome de Obsidian Entertainment, então na verdade está nas mãos da Microsoft (que possui Obsidian). A confiança com que Zelnick falou sobre isso, no entanto, coloca dúvidas que a Take-Two tem alguma cláusula que lhe dá uma espécie de preferência na publicação de conteúdo extra e novos episódios.
Answer on Outer Worlds franchise:
"We're incredibly pleased with Outer Worlds. The DLC has been very well received, we feel the franchise is in outstanding shape.
"We will be participating in the franchise in whatever the future holds for the franchise."
— Derek Strickland (@DeekeTweak) May 18, 2021
The Outer Worlds é uma produção relativamente barata, que no entanto conseguiu grandes vendas, de acordo com os dados financeiros da própria Take-Two, tornando-a enormemente lucrativa. É também provavelmente um dos títulos mais vendidos do Obsidian, entre os mais recentes.
Esclarecimentos
Hey all, I got an official clarification from Private Division on future games in the The Outer Worlds IP:
"Moving forward, Obsidian and Microsoft will be publishing future iterations in the franchise, and we're absolutely thrilled to see where they take it."
— Derek Strickland (@DeekeTweak) May 19, 2021
Embora a Take-Two em seu relatório financeiro para o ano fiscal de 2021 tenha sugerido que ainda tem direitos sobre a franquia The Outer Worlds, parece que na realidade os direitos de publicação estão agora totalmente nas mãos da Microsoft. Isso foi dito por um porta-voz da Private Division, sob o rótulo de Take-Two que lida com AA e produções independentes, respondendo a uma pergunta direta de Derek Strickland de TweakTown: “Daqui em diante Obsidian e a Microsoft publicarão futuras iterações da franquia mal podemos esperar para ver aonde eles vão levar isso.”
Dessa forma, pelo o que sabemos até então, a Mãe do GTA não tem direitos sobre o IP que agora está totalmente nas mãos da Microsoft.