Até mesmo Teruyuki Toriyama, o produtor de jogos para Playstation como Demon’s Souls, Bloodborne e Soul Sacrifice, deixou a equipe Interactive Sony Japan Studio, ou o estúdio dentro da histórica da divisão first party da japonesa Sony. Um outro duro golpe após a saída de um dos diretores de Sillent Hills.
“Vou deixar a Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios Japan Studio no final de dezembro ”, diz a mensagem de Toriyama ao Twitter, “A todos os usuários que apoiaram o Japan Studio até agora, obrigado! Vou continuar a enfrentar o desafio de criar novas propriedades intelectuais em minha nova empresa e peço que continuem com seu apoio”.
Toriyama irá, portanto, continuar a trabalhar na área dos jogos, provavelmente, continuando a sua função de produtor noutra empresa, da qual ainda não existem informações precisas. Esta é outra grande deserção dentro do Japan Studio, a equipe interna da Sony que já foi a espinha dorsal do PlayStation e agora está sem talento.
[Notice]
I will be leaving SIE WWS JAPAN Studio at the end of Dec. To all the users who have supported JAPAN Studio so far,thank you so much! I will continue to take on the challenge of creating new game IPs in my new company, and I ask for your continued support. #JAPANStudio— 鳥山晃之 (Teruyuki Toriyama) | SIE JAPAN Studio (@TORIYAMA_SIE) December 24, 2020
Lembramos, de fato, apenas no início de dezembro, o anúncio que nos informava que Keiichiro Toyama, pai de Silent Hill, Gravity Rush e Siren e outro elemento-chave do Japan Studio, deixou a Sony para fundar a nova equipe do Bokeh Game Studio, junto com outros membros da equipe.
Tudo isso parece se enquadrar naquela visão de uma Sony menos interessada no Japão do que em anos anteriores que havia sido destacada em um famoso artigo da Bloomberg, oficialmente negado pela Sony, mas que parece encontrar confirmação em vários elementos factuais incluindo o desmembramento da Sony Japan Studio, mas é claro que essas são apenas suposições no momento.
O que vocês acham que está acontecendo com a Sony?