Jason Schreier, da Bloomberg, relata que Glen Schofield, autor de Dead Space e fundador de Striking Distance, decidiu deixar a equipe alguns meses após o lançamento do The Callisto Protocol, o primeiro jogo da nova empresa.
Ainda não há muita informação sobre o assunto nem comunicação oficial do interessado ou da equipe, mas Schreier dá como certo, em seu discurso na Bloomberg, em que aponta o fracasso comercial do The Callisto Protocol como a provável causa do abandono.
A Striking Distance Studios, subsidiária da empresa coreana Krafton, que ficou famosa com PUBG, está fazendo uma substituição no topo, após Schofield deixar o cargo de CEO, evidentemente em busca de novas perspectivas ainda não conhecidas.
Scoop: Dead Space co-creator Glen Schofield is leaving the company he founded, Striking Distance Studios, months after the flop of its first game, The Callisto Protocol https://t.co/lXhE6SLuDZ
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 20, 2023
Em seu lugar, à frente da equipe, estará Steve Papoutsis, que de Chief Development Officer passará a CEO da Striking Distance, dirigindo assim as operações do estúdio, cujos próximos movimentos são atualmente desconhecidos.
Schofield deixou a equipe nas últimas horas, informando que decidiu “buscar novas oportunidades”, mas sem dar mais explicações. The Callisto Protocol nasceu como uma “sequência espiritual” de Dead Space, série que Schofield ajudou a criar na Visceral, e na verdade existem muitos pontos de contato.
O jogo não obteve grandes resultados no mercado e isso parece ter contribuído para o desentendimento entre o autor e a equipe. O jogo terminou essencialmente com o lançamento de Final Transmission, o DLC final. Ele também comentou que é muito difícil grandes investimentos em novos IPs, que é mais fácil obter retorn em iPs já estabelecidos.