A demonstração técnica impressionante do Unreal Engine 5 no Xbox Series X chamada Alpha Point, compartilhada pela The Coalition, não foi totalmente otimizada para os consoles Xbox da nova geração, e a desenvolvedora espera alcançar algo mais impressionante quando os novos recursos chegarem em suas mãos. Isso é pelo menos o que um representante do estúdio disse em uma entrevista recente.
Em declarações ao IGN, um porta-voz da The Coalition confirmou que a demo técnica do Unreal Engine 5 não foi totalmente otimizada para o hardware Xbox Series X e S, e listou os recursos que trarão melhor qualidade visual e desempenho.
Com melhorias no compilador de sombreador do Xbox Series, a adoção de formatos de destino de renderização mais rápidos e maior uso de computação assíncrona e Ray Tracing para utilizar o poder extra da GPU, a The Coalition espera maior desempenho e qualidade graças ao melhor uso do hardware. A The Coalition também confirmou que as otimizações de sombreamento de taxa variável (VRR) de hardware ainda não foram adicionadas ao Unreal Engine 5.
Os planos de estúdio para o trabalho com a Epic sobre a inteira questão de melhorar a aplicação da Unreal Engine 5 no Xbox Series X|S. A The Coalition disse que as vantagens específicas do Xbox são adicionais às otimizações de cross-play, e que o estúdio espera que a Epic forneça as ferramentas necessárias para sua implementação antes do lançamento oficial do UE5 no próximo ano.