O estúdio Gears 5 mostrou algumas demos de tecnologia na GDC hoje, embora ainda não tenham sido postadas publicamente. Um personagem inteiro do Xbox 360 cabe nas pestanas de um personagem UE5. A maioria dos ativos na demonstração é composta de 300.000 a 500.000 triângulos, 15 vezes o número de triângulos no ativo médio do Gears 5.
A desenvolvedora do Gears 5, The Coalition, montou uma nova demo de tecnologia Unreal Engine 5 otimizada para o Xbox Series X. O breve vídeo “Alpha Point” foi mostrado durante uma palestra GDC e não foi postado publicamente ainda, mas há algumas capturas de tela abaixo. Desta vez, vai para o tema das ruínas.
A demo é muito curta e exibe ruínas, coisa de diamante flutuante, e por enquanto é isso. Durante a palestra GDC onde a demo estreou, a diretora técnica da The Coalition, Kate Rayner, disse que o desenvolvimento do jogo Unreal Engine 5 ainda está “muito cedo”, mas que esta demo foi uma boa oportunidade para o estúdio da Microsoft “chutar os pneus” e colaborar com Epic na otimização do Xbox.
Nota: Esta imagem foi capturada de streaming de vídeo da web e, portanto, está compactada. (Crédito da imagem: The Coalition)
The Coalition exibe Alpha Point Tech Demo na GDC 2021https://t.co/beHSm9EGdx pic.twitter.com/abh0bNGars
— Windows Club (@WindowsClubBr) July 21, 2021
Alpha Point foi originalmente feito com Unreal Engine 4 – onde foi carregado no editor – e então foi movido para UE5 e concluído. De acordo com o diretor de arte técnico da The Coalition, Colin Penty, a maioria dos ativos na demo é composta de 300.000 a 500.000 triângulos, 15 vezes o número de triângulos no ativo médio de Gears 5, um jogo lançado em 2019. O estúdio também trabalhou com Ativos com um milhão de triângulos, disse Penty, mas partes do processo de desenvolvimento se tornam “dolorosas” com ativos tão grandes. Penty também observou algumas das limitações da tecnologia de geometria Nanite utilizada para os ativos ultra-complexos. Atualmente não faz translucidez, por exemplo, então a maior parte da folhagem na demo não o usa.
Embora eles possam ser iluminados dinamicamente com o sistema Lumen do UE5, parece claro que as rochas movidas por Nanite estão bem estáticas agora – talvez seja por isso que continuamos vendo rochas em primeiro lugar. Em um vídeo de visão geral do Nanite, a Epic disse que a tecnologia não suporta atualmente deformação não rígida e deslocamento de posição mundial, uma função do Unreal Engine usada para animações ambientais como o balanço da grama.
Parece uma previsão bastante segura nos níveis de detalhes que estamos vendo agora. Penty também mostrou uma breve demonstração de renderização de personagens UE5, observando o policontagem ridiculamente alto do cabelo, que é controlado pelo sistema Groom da Unreal Engine.
“Uma estatística engraçada em que eu estava pensando, com os cílios sendo 3.500 triângulos: esse é o orçamento de um personagem do Xbox 360 inteiro, agora contido nos cílios de um desses personagens”, disse Penty.
Alpha Point é de certa forma a resposta da Microsoft à primeira demo do Unreal Engine 5, que foi feita para o marketing do PlayStation 5, mas que roda em Xbox Series X|S e PC.
Para comparação com suas especificações, Alpha Point funciona a 46 fps em um Xbox Series X em uma resolução de tela de 4K. Eu digo resolução de tela porque a resolução real de renderização foi definida em 50% ou mais e aumentada para 4K usando a Super Resolução Temporal da Epic. Então, você pode obter cerca de 46 fps de renderização a 1440p (mas não 4K) com hardware de PC que é comparável a um Xbox Series X. Ou você também pode ativar a Super resolução temporal, ou possivelmente DLSS, ou outro upscaler.
Como a tecnologia DLSS da Nvidia, a Super Resolução Temporal tenta aumentar a resolução de uma imagem sem perda de qualidade. Isso significa que um jogo pode ser renderizado em 1080p e então ampliado para 4K, embora pareça que pertence a esse lugar, porque até mesmo placas de vídeo de alta tecnologia lutam para renderizar algumas cenas diretamente em 4K. Penty disse que o upscaling TSR do UE5 fornece “resultados surpreendentes” quando vai de 1080p para 4K.
Em relação ao próximo jogo da The Coalition, seja ele qual for, você pode vasculhar a demonstração técnica em busca de pistas quando estiver disponível para assistir, mas Penty disse que os ativos em Alpha Point foram feitos para Alpha Point, e não são de um projeto de jogo, e que a The Coalition não está anunciando um jogo na GDC.
Unreal Engine 5 está atualmente em acesso antecipado. O motor e o kit de desenvolvimento são de uso gratuito, embora se você lançar um jogo Unreal Engine comercial, um royalty de 5% entra em ação após US$ 1 milhão em receita bruta. Quando o vídeo for divulgado publicamente iremos publicar aqui no Windows Club.