Embora o recém-lançado The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered tenha tido um lançamento bastante bem-sucedido, o ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, aparentemente não está impressionado. Na plataforma de mídia social X, Ybarra escreveu suas opiniões sobre o jogo, bem como sobre outras remasterizações de títulos mais antigos.
Em sua publicação, Ybarra afirma não acreditar que RPGs mais antigos como The Elder Scrolls 4: Oblivion, mesmo com uma nova camada de tinta com o lançamento remasterizado, não se comparem favoravelmente a RPGs mais modernos como Elden Ring, da FromSoftware. Em vez disso, ele acredita que o padrão de qualidade de um RPG moderno é alto demais para um título mais antigo conseguir superar.
“Sou cético em relação a remasterizações de 20 anos atrás”, escreveu Ybarra no X. “O que antes era fantástico, agora remasterizado, jamais se igualará a obras-primas modernas como Elden Ring. O padrão simplesmente migrou dos RPGs de mundo aberto seguros para o que Elden Ring nos trouxe. Eu adoraria estar errado. Mas não estou.”
No entanto, quando se fala em um lançamento remasterizado que pode tocar na nostalgia, Ybarra menciona que acredita que o fator nostalgia é bastante limitado, já que a indústria já viu muitos remakes e remasterizações lançados.
“Entendo, mas acho que tivemos tantos ‘remasters’ que a nostalgia é limitada”, respondeu Ybarra a uma publicação sobre a nostalgia permitir que um título mais antigo competisse com lançamentos mais modernos. “Posso estar errado. Mas acho que a comunidade gamer quer novidades e novidades mais do que nunca.”
Ao mencionar Elden Ring como ponto de comparação, Ybarra também menciona que não pretende comparar The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered com o título da FromSoftware apenas como um jogo no estilo Souls. Em vez disso, ele se concentra mais na sensação de descoberta e no sistema de combate profundo oferecido por Elden Ring.
“Não me refiro a Souls, mas sim à descoberta, às classes, ao sistema de combate, etc.”, escreveu ele. “Apenas um novo nível de qualidade.”
Embora Ybarra possa ter razão sobre o público gamer querer títulos mais novos em vez de apenas remakes e remasterizações de jogos mais antigos, os pontos que ele levanta não levam em conta a ideia de levar jogos mais antigos a um público mais novo.
Antes do lançamento remasterizado, Oblivion era um jogo incrivelmente difícil de rodar corretamente em um PC moderno, pois exigia vários patches criados pela comunidade para corrigir bugs que atrapalhavam o jogo. Jogadores de console, por outro lado, não conseguiam jogar Oblivion de qualquer maneira, já que ele havia sido lançado apenas para Xbox 360.
The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered foi lançado para PC, PS5 e Xbox Series X/S como um shadowdrop no início desta semana. O jogo também está disponível para PC e Xbox Game Pass.
I’m skeptical about 20 year old remasters. What was once fantastic, now remastered, will never hold up against modern masterpieces like Elden Ring. The bar has simply moved from safe open world RPGs to what Elden Ring brought us all.
I would love to be proven wrong. But I’m…
— Mike Ybarra (@Qwik) April 22, 2025
I don’t mean soulslike, I mean the discovery, the classes, the combat system, etc. Just a new level of quality.
— Mike Ybarra (@Qwik) April 22, 2025
I hear you, but I think we’ve had so many “remasters” that nostalgia is limited. I could be wrong. But I think the gaming community wants fresh and new more than ever.
— Mike Ybarra (@Qwik) April 22, 2025