The Elder Scrolls 6, o próximo jogo principal da Bethesda em sua popular série de RPG, passou anos em desenvolvimento neste momento, e ainda permanece em grande parte nos bastidores. Anunciado pela primeira vez em 2018, os fãs têm esperado ansiosamente por qualquer informação substancial ou atualizações sobre The Elder Scrolls 6 desde então, mas com pouco sucesso. O estúdio tem se concentrado amplamente no lançamento de seu novo IP, Starfield, no ano passado, e no acompanhamento com várias correções e adições a ele. A recente atualização Rev-8 antes do primeiro grande DLC de Starfield, Shattered Space (previsto para ser lançado em 30 de setembro), continua a promessa da Bethesda de suporte de longo prazo para ele.
Portanto, parece provável que, apesar do intervalo já longo, The Elder Scrolls 6 ainda esteja bem distante. E embora nada esteja confirmado neste momento no que se refere a seguir, dado que já se passaram seis anos e contando, e combinado com a idade e o clima da atual geração de consoles, os eventos podem conspirar de tal forma que o lançamento de TES6 coincida com os últimos dias do Xbox Series S e X. Se esse acabar sendo o caso, também pode se encaixar com algo muito importante.
Junto com TES6, acredita-se que a Bethesda esteja trabalhando em Fallout 5, o próximo jogo de sua outra série, embora notícias sobre ele também tenham sido escassas.
Atualmente, a nona geração de consoles de jogos está há quatro anos em seu ciclo de vida. Enquanto as gerações anteriores tinham uma média de cinco anos, esse número aumentou ligeiramente na última. Tanto o PlayStation 4 quanto o Xbox One estrearam em 2013, com seus sucessores chegando ao mercado em 2020. Muitas suposições pintam a geração atual como provável que dure até por volta de 2026 ou 2027, o que, se for verdade, a colocaria aproximadamente no mesmo nível da lacuna anterior. Como os saltos na tecnologia geracional têm visto um pouco de retornos decrescentes, os períodos se estenderam, e este pode ser o fator que vê The Elder Scrolls 6 colocado em um lugar interessante em termos de seu tempo de lançamento.
A Bethesda certamente está ciente das expectativas para The Elder Scrolls 6, e provavelmente só sentirá mais pressão com o passar do tempo. É provável que perca pelo menos um pouco de boa vontade e paciência se esperar até que a próxima geração esteja a todo vapor antes que TES6 esteja pronto.
Mas, considerando seu longo ciclo de desenvolvimento e a natureza mutável das próprias gerações recentes, ainda pode ser que o TES6 espere até que o atual esteja quase chegando ao fim para ser lançado, e alinhe seu lançamento para estar logo à frente da próxima geração de consoles Xbox entrando totalmente no mercado.
Ainda é possível que The Elder Scrolls 6 seja lançado bem antes do próximo Xbox, mas até que a Bethesda confirme algo, parece plausível que o TES6 feche a geração moderna do Xbox e possa até impulsionar a venda dos próximos consoles.