The Elder Scrolls VI alcançou um grande marco de desenvolvimento. The Elder Scrolls 6 é um dos jogos mais esperados de todos os tempos, ao lado de outro sexto jogo altamente aguardado de uma grande série, Grand Theft Auto 6. Ambos os jogos foram lançados com cerca de dois anos de diferença e ajudaram a definir uma geração. Ambos também foram relançados várias vezes e tiveram uma vida absurdamente longa, onde os jogadores continuam a reproduzi-los em massa.
A Bethesda anunciou The Elder Scrolls 6 em 2018 e quase não houve atualizações desde então. Parte da razão para isso é porque a Bethesda é em grande parte um estúdio que trabalha em um jogo de cada vez e está profundamente envolvido em Starfield há algum tempo.
Porém, Starfield será lançado ao público ainda esta semana e embora ainda haja um esforço para atualizar o jogo, lançar sua expansão anunciada e assim por diante, a equipe está de olho em seu próximo projeto. O chefe de publicação da Bethesda Softworks, Pete Hines, conversou com Vandal (via ResetEra) sobre o que vem por aí para o estúdio e foi questionado sobre quando poderemos ouvir sobre The Elder Scrolls 6 e se ele ainda está em pré-produção. Hines foi muito transparente e afirmou que The Elder Scrolls 6 saiu da pré-produção, o estágio inicial do desenvolvimento de um jogo além da fase de conceito. Agora está em pleno desenvolvimento, mas Hines fez questão de observar que é um desenvolvimento “inicial”.
“Colocamos todos os nossos estúdios focados em tornar [ Starfield ] o melhor possível”, disse Hines. “E sim, há pessoas trabalhando em The Elder Scrolls VI, mas é nisso que o estúdio se concentrou. Então não, você não vai ouvir falar de The Elder Scrolls VI. Starfield é nosso foco por enquanto, e vai continuaremos sendo nossa prioridade por um tempo antes de falarmos sobre qualquer outra coisa.”
No momento, The Elder Scrolls 6 não tem data de lançamento. Dado que o jogo só agora entrou em pleno desenvolvimento, pode demorar um pouco. Starfield levou cerca de oito anos do início ao fim, mas é importante notar que o COVID desempenhou um papel, o Xbox deu à Bethesda muito mais tempo para trabalhar nele após sua aquisição, e era um IP totalmente novo. The Elder Scrolls é algo com o qual a Bethesda está mais familiarizada e gastar menos tempo que Starfield. O chefe do Xbox, Phil Spencer, disse acreditar que o jogo estará a pelo menos cinco anos de distância, o que significa que The Elder Scrolls 6 pode não ser lançado até 2028, no mínimo.
Parece provável que The Elder Scrolls 6 provavelmente será exclusivo do Xbox, já que Starfield o é. Phil Spencer não faria uma declaração concreta sobre isso, já que está tão distante e nem sabe se será lançado no Xbox Series X por causa disso, mas o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou ao CFO do Xbox, Tim Stuart, que todos os Bethesda os jogos serão exclusivos daqui para frente.