The Elder Scrolls Skyrim vs Resident Evil 4: qual tem mais ‘ports’?

Resident Evil 4, o jogo de ação e terror da Capcom originalmente lançado para o Nintendo GameCube em 2005 (e meses depois no PlayStation 2) tinha, até recentemente, a reputação de ser o título com mais análises na história. Mas como @Jawmuncher destaca no Twitter, The Elder Scrolls V: Skyrim (lançado em 2011 para PC, Xbox 360 e PS3) tomou o lugar da aventura estrelada por Leon S. Kennedy após o anúncio de The Elder Scrolls V: Skyrim Anniversary Edition.

A contagem, sim, é complexa, porque depende do que se entende por reviews e como relançamentos. Levando em consideração apenas as plataformas em que foi publicado e as novas versões, o RPG da Bethesda Game Studios lidera o título 12-11 da Capcom.

Resident Evil 4 lançou sua edição padrão no PC, Wii, PlayStation 2, GameCube, PlayStation 3, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. A estes devemos adicionar o Resident Evil 4 Ultimate HD Edition publicado para PC em 2014. E em breve teremos que adicionar Resident Evil 4 VR para Oculus Quest 2, que se não houver atrasos chegará em 2021. No total, são 11.

Por sua vez, a edição padrão do Skyrim foi lançada no PC, PlayStation 3 e Xbox 360, e mais tarde também no Nintendo Switch no final de 2017. A estes deve ser adicionado The Elder Scrolls V: Skyrim – Edição especial para PC, PlayStation 4 e Xbox One lançados em 2016. E a partir de 11 de novembro deste ano, a mencionada Edição de Aniversário chegará ao Xbox Series X/S, PlayStation 5, PS4, Xbox One e PC com novos conteúdos, incluindo mais de 500 mods do Club Creation. No total, 12 . Além disso, se você adicionar The Elder Scrolls V: Skyrim VR para PlayStation VR e PC, lançado em 2017 e 2018 respectivamente, a diferença é maior: 11-14.

A Jawmuncher deixou de lado o Resident Evil 4 Mobile Edition lançado no iPhone em 2009 porque eles não são “‘ports’ do original, já que são demakes e jogos praticamente diferentes”. Essa edição móvel, também lançada apenas no Android japonês Google Play Store, tinha uma versão para Zeebo , um console fraco da Tectoy projetado para mercados emergentes que durou dois anos, entre 2009 e 2011.

É indiscutível o sucesso de ambos jogos, e nem poderiamos imaginar na época que a Bethesda, criadora de Skyrim, e Shinji Mikami, criador do Resident Evil 4, agora operam na Xbox Game Studios. No caso de Mikami, ele trabalha na Tango Gameworkds atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *