Em uma época tão desligada da realidade como a nossa, é quase surpreendente ser surpreendido pelo espanto de algumas pessoas diante do óbvio. Sim, por que não era óbvio que The Elder Scrolls VI seria um exclusivo do Xbox, antes de Phil Spencer dizer isso? No entanto, alguns aparentemente ainda estavam esperando por confirmação, apesar das declarações do passado e apesar do fato de Starfield já ter sido declarado como exclusivo.
Vamos recapitular: a Microsoft comprou o Zenimax, mas isso não foi suficiente para muitos acreditarem que seus títulos principais se tornarão exclusivos do Xbox. Você pode desistir do dinheiro do público do seu rival (Playstation)? Muitos se perguntam. Sim, pode, caso contrário, a aquisição não teria feito sentido. É possível que seja tão difícil entender que a Microsoft tem como principal interesse fazer crescer sua marca principal no campo de jogos (Xbox) para vender assinaturas de Xbox Game Pass,
Apesar disso, a descrença continuou e muitos continuaram a falar sobre um possível Starfield multiplataforma, pelo menos até que o óbvio seja confirmado: é exclusivo. E outros ainda falavam que seriam exclusivo do Playstation por força de contrato prévio como Deathloop. Eles erram feio.
Por que não deveria ter sido não está claro, mas a dúvida existiu até o anúncio. Em seguida, passamos para The Elder Scrolls VI: é possível que a Microsoft queira relegar tal franquia para o Xbox? Claro que sim, por que não? É justamente com franquias tão fortes que elas atraem jogadores e se ele gastou 7,5 bilhões de dólares na Zenimax é por ter franquias tão fortes. Ou você acha que ele fez isso para levar o apenas “os jogos mais fracos” para a casa verde? Porém, mais uma confirmação tinha que chegar, porque muitos ainda não estavam totalmente convencidos dessa estratégia.
Abaixo está uma série de notícias bombásticas para os próximos meses/anos: o próximo Doom também será exclusivo para o Xbox. Se um Quake for lançado, será exclusivo para Xbox. Se a série Wolfenstein for retomada, será exclusiva para Xbox. Fallout 5 idem. A continuação de Dangerous Dave na Mansão Assombrada, também virá do Xbox. The Within Evil 3 e Deathloop 2 também serão exclusivos verdes.
Claro, há uma maneira de jogar jogos exclusivos do Xbox em outras plataformas: espero que eles aceitem o Xbox Game Pass Ultimate com a nuvem. Spencer já havia dito no passado que para a Microsoft quer será abertos, basta se tornar assinante do Xbox e isso pode ser feito em vários dispositivos com acesso à internet.
Sinceramente, espero que um dia o conceito de exclusividade desapareça no ar e que você possa jogar o que quiser onde quiser (neste sentido, as assinaturas podem ser uma dádiva e convencer todos os fabricantes de hardware a se expandir), porque ainda vendo no 2021 que as plataformas são limites e não possibilidades é realmente decepcionante. Infelizmente, por enquanto, é assim que funciona uma parte da indústria de videogames.
Entretanto, é uma realidade que todos precisam aceitar para seguir.