A Microsoft lidera a listas de indicações ao GOTY com 20 indicações, vencendo a Sony e seu Playstation facilmente já que estes conseguiram apenas cinco indicações. Contudo, grande parte da mídia internacional e até o próprio Metacritic estão estarrecidos que Forza Horizon 5 foi esnobado ao GOTY.
The Game Awards é consistentemente o maior show de premiação de jogos do ano e é essencialmente o equivalente em videogame do Oscar ou do Emmy. Todo mês de dezembro, o The Game Awards distribui prêmios para os jogos mais importantes do ano em uma variedade de categorias, e agora os indicados para 2021 foram revelados. No entanto, parece que há uma omissão gritante quando se trata da categoria Jogo do Ano este ano.
Os indicados ao Game Awards 2021 do Ano incluem Deathloop, It Takes Two, Metroid Dread, Psychonauts 2 , Ratchet & Clank: Rift Apart e Resident Evil Village, alguns dos jogos mais aclamados pela crítica e populares do ano. No entanto, um jogo que está notavelmente ausente é o Forza Horizon 5, o jogo de corrida de mundo aberto da Playground Games e da Microsoft que se destaca por ser o jogo com maior pontuação de 2021 até agora.
Por que Forza Horizon 5?
Forza Horizon 5 é o jogo com maior pontuação de 2021 e é de fato o único novo lançamento do ano a chegar a uma pontuação média de 90 dos críticos, mas ainda não foi nomeado para Jogo do Ano. A avaliação média do Forza Horizon 5 é de 92, enquanto nenhuma das nomeações para o Jogo do Ano chegou a 90.
Além disso, foi o maior lançamento da Xbox Game Studios com quase cinco milhões de jogadores no primeiro dia e já está caminhando para 10 milhões de jogadores. Ele está sempre nas paradas de vendas do Steam e tem se tornando uma verdadeira febre. Se somar todos os indicados ao Jogo do Ano não conseguiram atingir o número de jogadores que Forza Horizon 5 consegue.
Forza Horizon 5 pode não ser um jogo que puxa as lágrimas cinematográficas, mas não é menos digno de ser nomeado. Este é um jogo que atualmente ocupa uma posição no topo da meta-pontuação do Metacritic de 2021, que calcula a média das pontuações de centenas de sites de análise e YouTubers diferentes. Este é um jogo que provavelmente verá mais jogadores do que todas as nomeações atuais combinadas ao longo de suas vidas. Este é um jogo que tocará mais vidas e criará mais amizades e relacionamentos do que todos os atuais nomeados e também é sem dúvida o jogo tecnicamente mais impressionante da pauta.
O preconceito é sempre um erro
Forza Horizon 5 é um jogo, por ser de corrida não deveria ser esnobado. Não apenas jogos cinematográficos que deveriam ter chance de ganhar este prêmio.
O Game Awards erra o preconceito em direção a jogos de ação cinematográfica, jogos de esporte, jogos móveis e, bem, praticamente qualquer coisa que não se encaixe em um buraco muito específico no formato de Hollywood. Existem raras ocasiões em que surgem títulos que podem se libertar desse pensamento tacanho, como Overwatch, mas é incomum ver um jogo nomeado, quanto mais premiado, quando não há uma história cinematográfica de grande orçamento entrelaçada com o jogabilidade. Essa mentalidade trai a diversidade que o jogo representa.
Até o Metacritic se manifestou quanto a isso:
so yes, FH5 [91] and others toward the top of our high scores list are eligible: https://t.co/BK9S75v09P pic.twitter.com/YNMVvnS3wn
— metacritic (@metacritic) November 16, 2021
O “júri” do Game Awards falhou
O fato de o The Game Awards dar um peso de votação tão forte de 90% para jornalistas de games e meios de comunicação é, na minha opinião, ridículo e não reflete a indústria em geral. Apenas 10% dos jogadores que compram e jogam – a opinião que realmente importa – basicamente não muda nada. Os desenvolvedores de jogos também devem ter permissão para se envolver no processo de indicação de alguma forma, pois eles revisam o trabalho de seus colegas com mais experiência do que a grande maioria dos jornalistas de jogos no painel do júri. Os jogadores também devem ter pelo menos um peso de voto igual ao dos jornalistas, uma vez que, em última análise, são os jogadores que votam com suas carteiras nessas coisas.
O Game Awards poderia ter sido uma fonte legítima de elogios para uma indústria que o merece desesperadamente, mas sua metodologia atual para nomeação representa um grande fracasso para a indústria que representa. O melhor jogo pode simplesmente nem ser indicado!
Geoff Keighley postou um tweet esta semana que pedia aos telespectadores que dessem feedback sobre as nomeações com um conciliador “nós também temos o prêmio Escolha do Jogador para votar em breve!” “A escolha do jogador” deve ser a voz que importa mais do que os jornalistas que lutam para celebrar um jogo se ele não se esforçar o suficiente para ser um filme interativo.