Outro caso curioso surgiu entre as indicações ao The Game Awards 2023, com Remy “XTQZZZ” Quoniam, um dos candidatos ao título de Melhor Treinador de Esports, que pediu para ser retirado da lista de finalistas porque, como ele mesmo relatou, “ele não, ele nem era treinador”.
A questão é particular mas talvez também demonstre uma certa incopetência no tratamento de algumas categorias por parte da organização do evento, ou mesmo da imprensa em geral, após o bizarro caso de Dave the Diver incluído entre os jogos indie, apesar de sendo uma produção da gigante sul-coreana Nexon, uma das maiores editoras de todos os tempos.
“Vamos falar sério por dois minutos”, escreveu Quoniam, “eu nem fui treinador este ano… tire-me da lista”.
Let's be serious 2 min. I wasn't even a coach this year….Take me off the list https://t.co/pxC2Xj5w4l
— XTQZZZ (@XTQZZZ) November 13, 2023
A afirmação demonstra antes de mais uma notável honestidade por parte da XTQZZZ, mas também evidentemente uma falta de análise aprofundada do assunto num evento que também conta com vários prémios dedicados aos eSports.
Neste ponto estamos aguardando para ver como o problema irá evoluir, porque o caso é decididamente peculiar: será realmente removido? Neste ponto talvez estejamos muito próximos da data marcada para o Game Awards 2023, ou seja, 7 de dezembro de 2023, para alterar as listas com os candidatos nas diversas categorias, então veremos. O certo é que emerge uma certa necessidade de maior atenção na seleção dos candidatos ao evento.