The Guardian cancela seu app UWP do Windows 10, “usem nosso site”

nova-loja-store

O UWP foi feito inicilamente para ajudar o Windows 10 Mobile a ganhar aplicativos usando a massa de usuários do Windows 10 para incentivar as empresas a suportarem a plataforma. Infelizmente, o engajamento com aplicativos no Windows 10 é ainda mais pobre que o Windows 10 Mobile e essa estratégia não foi bem sucedida.

A última evidência disso é que o The Guardian encerrou o suporte para o aplicativo Windows 10 UWP, dizendo:

… O Windows continua sendo uma plataforma importante para nossos leitores. No entanto, depois de ter levado uma série de fatores-chave, como o uso atual, os custos de suporte e esforço para manter a paridade com o Android e o iOS, acreditamos que podemos oferecer uma melhor experiência através do nosso site para nossos leitores usando o Windows.

O aplicativo foi encerrado hoje e continuará funcionando até que não funcione mais. Não estão previstas mais atualizações. The Guardian recomenda que os usuários usem seu site, o que eles dizem estar otimizado para dispositivos móveis e tablets.

A questão é, naturalmente, que os sites da área de trabalho oferecem uma melhor experiência aos usuários do Windows do que aplicativos, e isso já era previsível sem uma plataforma móvel, não há necessidade de as empresas manterem um aplicativo de desktop e um site.

A Microsoft parece ter percebido isso, com um movimento para ingerir aplicativos progressive web na loja, inclusive com a possibilidade de adicionar abas como se tais apps estivem num navegador web, que coloca aplicativos de desktop e sites em uma base igualdade e quase indistinguível.

Se você quiser pegar o aplicativo antes de ser removido da loja, você pode baixar o The Guardian da loja do Windows neste link.

[appbox windowsstore 9wzdncrfj2pr]

79 comments on “The Guardian cancela seu app UWP do Windows 10, “usem nosso site”

    1. Desenvolve sim, e muito.

      Empresas usam muito o dot net, mas são tudo sistemas internos, não precisa ser UWP e nem está na loja.

      E temos os bilhões que sites que são acessíveis para qualquer computador Windows.

          1. Eu não disse que não saem. Eu disse que num cenário onde o foco é desktop, UWP tem poucas chances de oferecer qualquer razão pra ser usado, visto que vc pode fazer em WPF, Java ou qualquer outra solução que já existia e com muito mais poder.

        1. Win32 não é pior.

          Você faz de tudo, coloca na loja, não tem problemas de limitação que o UWP tem (sandbox) e ainda por cima roda no Windows 7 que é o Windows mais usado ainda.

          1. o win 32 deixa rastro e o windows fica lerdão com o tempo, o fato do seven ainda ser superior em share não estimula o uwp

      1. Sobre o dot net é interessante mesmo: pelo que li ele pode ser usado para criar sites muito bons, mas sinceramente, vocês veem alguma empresa fazer sites com ele? A esmagadora maioria usa PHP…

          1. Sites? Na minha região não existe UMA empresa que usa PHP para fazer sites (empresas terceirizadas). Talvez seja pelo fato do PHP ser gratuito. Não sei quanto custa as licenças de .NET

          2. Cara, é o mesmo preço de hospedagem. Não é questão de concordar. Fatos não são dados que estão a mercê de opinião. E não, não é mais fácil. Inclusive é mais engessado em muitos aspectos. Além de ter um desempenho inferior. Além disso, existe asp.net core, do .net core que, pasme, é open source e também roda em Linux.

          3. Infelizmente é a “bosta” que eu tenho na minha região e a que mau patrão (que comanda uma empresa com mais de 50 anos de existência e muito sólida economicamente) quer pagar… o “custo/benefício” compensa…

        1. O que vc chama de maioria esmagadora é a molecada dos tutoriais vagabundos. Além disso, quanto mais opções de plataforma de desenvolvimento, melhor. E php é uma bosta bem fedida e aleijada. Não por acaso o facebook começou usando php, mas deixando a parte realmente pesada do backend em C++.

          1. Meu amigo, entenda: NÃO TEM opção aqui na minha região. Não vou fazer um site com um pessoal “especialista” numa cidade a 100 Km ou mais daqui, um lugar onde para discutir alguma coisa tenho que me deslocar lá, ou fazer por telefone. AINDA sou do tempo do velho “cara-a-cara”, do contato pessoal, do abrir meu catálogo de produtos e falar “quero um site assim”, meus produtos são estes, minha empresa é esta, quero fotos de tais e tais partes dela… vocês pelo jeito vivem num mundo de fadas, nas capitais. Eu sou do interior, não tenho nem metade dos recursos e a abundância de mão-de-obra tecnológica que vocês tem. Repito: NÃO TEM quem faça isso aqui na minha região, NÃO TEM procura para quem desenvolve em .NET, ok?

          2. Então vc estar querendo reduzir o mundo à sua região e ainda soltando pérolas sobre dificuldade de programação e preços. Que viajem.

      2. Uma vez eu postei um exemplo na seita teen, o bufão me xingou e meu baniu, acho que foi isso algo assim, se não me engano o foi o que causou o meu primeiro banimento.
        Você é programador, uma empresa qualquer te contratar pra fazer um programa pra uma necessidade específica dela, por que cargas d’água você vai fazer um UWP? Se for fazer um programa pra atingir a massa, ou faz pra Android e iOS ou se for pra PC, um velho e bom executável. Mas deus o livre, fala isso pro bufão e a turba dele.

    2. Querer querem, mas o Nadella ferrou completamente a plataforma. É tipo aquele lance de empresa investir num país, tem o fator risco, vc já deve ter ouvido falar.

  1. O erro foi ter matado o mobile.. Como sempre. Mas eu sempre ando pensando em como seria se a Microsoft melhorasse o Win32 e fizesse esses aplicativos se adaptarem a telas pequenas e incentivasse uma melhoria o visual deles…

    1. Win 32 é mto velho, fora a limitação de memória RAM. Essas coisas velhas, bem como o sistema de registro do Windows (aquilo me dá medo) tem q se aposentar mesmo.

        1. Essa imagem está certa mas não estamos falando da mesma coisa. Vou explicar:
          Um programa de Windows funciona nativamente no Linux ou Mac por exemplo (sem emulação)? Não funciona. O mesmo acontece se tentar rodar no Windows algo feito para outro sistema, pois o programa é feito nativamente para outra plataforma. Se vc converte ele manualmente ou através de um processo automatizado, ele passa a rodar nativamente. Se este programa convertido não usa todos os recursos ou novas APIs (que apenas acrescentam features novas) da plataforma alvo, é outra questão. Se por acaso o programa precisa de algum recurso ou API pra funcionar como funcionava na versão anterior, não dá nem pra dizer q ele “roda” após a conversão, muito menos q roda nativamente.

  2. Golpe pro UWP, mas, sinceramente, é o The Guardian. Jornal da esquerda trabalhista e chatonilda britânica.

    O problema é que o UWP é MELHOR que o Win32. Sim, é melhor. Pega um app UWP bem-feito, não essas porcarias mal-adaptadas, e compara com qualquer coisa feita em Win32.

    Sem falar no conceito em si que é muito superior e transferido do Linux. É bizarro ver raposinhas virem aqui criticar sendo que no Linux (e no Android, etc.) funciona igual. Dá até pra fazer sideload no Windows, tal qual no Linux! Sandboxing, abandono do jurássico registro, etc., enfim…

    A ideia do Nadella de matar o mobile pode acabar com o UWP e, com isso, matar o próprio Windows a longo prazo, o que terá impacto na divisão Xbox, já que o Play Anywhere depende da convergência a nível fundamental e a aposta em dois consoles se beneficia dessa convergência. Mas o importante é as ações darem lucro, não é mesmo?

      1. Está começando a ficar boa. Mas é estranho. Comprei um notebook novo essa semana e a store funciona perfeita. Mas isso não é mérito do novo equipamento, a MS é que vacila mesmo.

        1. não me entenda mal, a store da microsoft funciona, mas é tão truncada. sem liberdade, não sei. cansei de tentar trabalhar com ela. até as de linux são melhores

    1. Não acho que acabar com o mobile, acabará com o UWP. Até porque a divisão Xbox depende basicamente de jogos, e o caminho seguido pelo UWP nesse segmento está razoável. Não é uma chuva de jogos, mas se ver desenvolvimento, cresce o número de jogos que usam dela, sem grandes saídas. O problema são os apps não jogos, que para manter o desenvolvimento UWP é mais difícil. Principalmente de sites de notícias, que nada de diferente fazem do site. É praticamente ter um “navegador para um site”. Por isso, tal notícia não me espanta, visto que o mobile foi encerrado até o momento (que seria, nesse caso, o maior beneficiado do app).

        1. Mas fez outras ótimas. Visual Studio, Sql server, webmatrix e expression studio ou surgiram ou melhoraram muito na gestão dele. Fora que foi ele que deu aval pra Microsoft dar os primeiros passos no Open Source exatamente porque queria agradar os devs. Fora as iniciativas com universidades e devs autônomos com programas como dream spark e website spark.

          1. Visual Studio foi lançado com o Gates. SQL Server então nem se fala, ele é da década de 80.

            Ballmer lançou o dot net, mas só quem trabalhava nessa época sabe o inferno que foi. Sua empresa lá, investiu muito em sistemas VB e a Microsoft mata o VB para nascer o VB.Net.

            Compatibilidade? Lógico que não. Mas tinha um app que migrava o código, que só migrava 20% de um Hello World. Um sistema de verdade o app dava pau e não migrava. Ai a tecnologia avançava e você ficava preso lá com seu app em VB 6.

            E por ficar preso, não podemos esquecer do IE 6 né? Em pleno 2005, Firefox com tudo, Twitter nascendo, Facebook nascendo, o Ajax pegando fogo e você se fudendo com o IE 6 porque o Ballmer não quer atualizar.

          2. Puta que pariu, eu tinha medo de ter que explicar a parte de “foram criados ou melhorados”. Achei que dava pra entender que uns foram feitos na gestão dele e outros eu sei que eram de antes, mas melhoraram muito sob comando dele. Da próxima vez eu upo uma imagem com gráfico de linha do tempo.

          3. Esse é o problema do Ballmer, mesmo as coisas que ele pegava pronto ele tinha problemas para melhorar.

            Eu citei o IE6 (que morreu e não melhorou), mas saindo um pouco do dev, olha o Windows, ele pegou o XP, enrolou anos e anos, e no final lançou o Vista.

          4. Cheguei a estudar/fazer alguns programas em VB (16 e depois 32 bits!). Gostava dele, era bem legal de programar (na época o recurso de “escolher” de uma lista as variáveis, procedimentos, etc. era até inovador!). Depois me dediquei mais à minha paixão, o VRML…

        2. O Azure, que um pessoal aí proclama aos quatro ventos serem obras do grande deus careca hindu, foi criado sob a gestão do Ballmer. Ballmer era o cara.

          1. Xbox 360, as inovações da Xbox Live que foram imitadas pelos concorrentes, o expression studio, o web matrix, a mudança pra asp.net mvc…

  3. “Não há necessidade de as empresas manterem um aplicativo UWP (também) e um site. Mais um tiro que saiu pela culatra por que como já disse, sem um dispositivo mobile, quem é que precisa de UWP.

  4. Antes fosse só o The Guardian, o que eu mais sinto falta é do app do Itaú. Felizmente tenho o app no Android, mas o app mesmo capado para o pc era uma mão na roda.

    1. Mas existe o app do Itaú para PCs. Você baixa ele diretamente do site do Itaú. Pelo menos para pessoa jurídica (empresas) existe. Bem como o do Bradesco.

      1. Vixi acho que esse é só pra pessoa jurídica. Baixei mas ele não aceita minha agência e conta. Aqui na empresa utilizam ele, mas nunca consegui usar.

  5. Ninguém tá interessado em UWP. Esses dias mandei um email pra globosat, pra ver se sai um aplicativo decente pra rodar no tablet (o que tem na loja é um lixo), eles falaram pra eu usar o site. Fim

      1. Eu tbm considerava, mas pelo menos no PC, está funcionando muito bem aqui. A única coisa q ferra (no início de uso) é se acostumar onde estão as coisas q eu usava no desktop, tipo compartilhar a tela numa chamada, etc.

    1. Tenta usar um app pra substituir o winrar por exemplo, ou algo decente pra baixar torrent… Tô só falando de dois que usuários comuns usam demais, nem tô falando do corporativo.

      1. Nem tento,o pouco que experimentei era tão fraco,que desde o início tive muitas reservas quanto ao sucesso daquilo,e agora com o fim do Windows mobile não há qualquer razão para continuar a forçar.
        Há também o lado do desenvolvedor,ter o programa no site e vender ou fazer dele aquilo que quizer,sem ter de dar justificações à Microsoft,para eles vale muito.

  6. “continuará funcionando até que não funcione mais.”
    hahahahahahahaha
    fui tentar usar apps de terceiros para funcionar com os uwp. não funcionam é tudo uma merda compacta.

    hahahahahahahahaha
    pensa numa store com cara de lixo.

  7. Resumindo tudo, como não tem mais aparelhos sendo vendidos, não é legal continuar a fazer UWP para o Windows 10, pois o Windows 10 não atinge todas as telas, somente as telas de desktop e notebook, pois mesmo os Tablet 2 em 1 vendendo muito, as vendas não são suficientes para o investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *