‘The Initiative’ da Xbox Game Studios diz que “permanecerá pequeno e se manterá ágil”

A Microsoft passou o ano passado montando o “The Initiative”, seu mais novo estúdio de desenvolvimento de jogos situado em Santa Monica, Califórnia. Em meio a uma onda de aquisições de estúdio sob o novo Xbox Game Studios, a Microsoft está dobrando seus investimentos para novos títulos sob a família Xbox. Encabeçada pelo ex-líder da Crystal Dynamics, Darrell Gallagher,  The Initiative reúne uma grande variedade de talentos da indústria.

Um novo vídeo teaser agora saiu sobre The Initiative, discutindo as futuras ambições da equipe de Santa Monica. E, embora ainda não tenha revelado seus próximos projetos, a Microsoft está empurrando as personalidades da equipe principal e as filosofias subjacentes.

A linha de jogos exclusivos do Xbox One enfrentou fortes críticas nos últimos anos, principalmente quanto ao assunto de notas da mídia. As primeiras listas de emprego da Microsoft lançaram a The Initiative como um estúdio “AAAA” da Microsoft, que espera elevar o portfólio de jogos da editora. O estúdio está focado em jogos “novos e inovadores” e “espetaculares e únicos”.

No entanto, The Iniciativa também procura definir as expectativas daqui para frente, alegando que “permanecer pequeno e permanecer ágil será, na verdade, a nossa força”. Seguido por palavras de Gallagher, o estúdio diz que “o desafio para nós é garantir que atendamos a essas expectativas”. Isso indica que The Iniciativa está começando com grandes talentos, focado em jogos de alto orçamento mas com uma equipe pequena para seus primeiros projetos em inovação – não em quantidade. Além disso, promete ser ágil.

Palavras do estúdio:

“Nossa missão é criar experiências de jogo ambiciosas e inovadoras que o nosso público vai adorar. Somos apaixonados pelo o ofício, criando histórias e construindo a próxima grande coisa no setor de jogos.”

The Iniciativa adquiriu talentos promissores desde o início de 2018, integrando veteranos do Xbox, ao lado de antigos membros da Sony, da Activision, da Treyarch, da RockStar, da Respawn Entertainment e da Riot Games. Espero que possamos ouvir mais sobre o trabalho do estúdio nos próximos meses, com a aproximação da E3 2019.

118 comments on “‘The Initiative’ da Xbox Game Studios diz que “permanecerá pequeno e se manterá ágil”

  1. Sou adepto do Xbox, mas essa frase aí “permanecer pequeno e permanecer ágil” me soou como medo da responsabilidade. Do tipo: será que a gente consegue mesmo?! Não passou confiança. Uma pena…

    1. Smartphone tambem significa inteligente, além de pequeno/curto… Esse o problema de quem joga as coisas no Google Translator e não sabe nem o básico de inglês.

  2. Permanecer pequeno e inovar… Se ele achou q isso seria algo animador a se dizer errou feio kkk. Ainda mais se algo inovador for algo do tipo q crackdown tentou ser. Nem sempre as coisas dão certo né, mas tomara q dê

    1. Mas o fato é que o multiplayer do Crackdown 3 é inovador, notas de jornalistas medíocres (aplicadas de forma tendenciosa) não vão mudar isso.

    2. Quando ele falam em “inovador” é mais relacionado ao que Halo fez no gênero FPS ou Gears no gênero TPS, de forma que contribuiu na construção do outros jogos desses gêneros (tipo o devenvolvedor do Uncharted ter copiado o Gears pq ele saberia que seu jogo ficaria obsoleto se não o fizesse).

  3. the initiative (acho massa o nome) eles só estão sendo humildes pq vcs sabem com quem eles vão bater de frente né caixolinhas, com o melhores criadores de “filminhos” do mundo dos games, bom, vamos esperar e ver como vão sair os “filminhos” de xbox pra caixista bater palma. Hipocritas

    1. A julgar pelo fato de que Hollow Knight (melhor que a maioria dos exclusivos da caixa) foi desenvolvido, praticamente, por 3 pessoas, podemos esperar muita coisa de um time de 18 com um caminhão de dinheiro.

  4. Espero q a Microsoft não fique divulgando como estúdio AAAA nem enchendo muito a mídia de hype pq depois eles vão criticar dizendo q a Microsoft não cumpriu com o q prometeu.
    Dinheiro e pessoal competente nesse estúdio tem.

  5. Nem sou fanboy, mas esse studio ae me parece que vai ser do tipo “super lucks tale” ou Mário 64 sério…
    Deve ser algo estilo hav time

  6. Isso me leva a pensar que esses estúdios adquiridos por ela não irão desenvolver jogos triple A, mas sim indies e jogos Double A para serem colocados no Gamepass, tendo um custo menor com menor tempo de produção para serem lançados.

    Me leva a pensar que a Microsoft não tem mais interesse em investir em novas franquias triple A de alto investimento e tempo para produção, até porque esse tipo de jogo (Triple A no caso) são jogos de alto investimento e de alto custo. Com isso, é necessário fazer com que o mesmo se pague, e logo em seguida gere lucro para a desenvolvedora. Coisa que com o Gamepass não conseguiriam fazer.

    Essa notícia fortifica um pouco o meu raciocínio.

    1. Perfeito seu comentario. E nao precisa os donos de xbox brigar por conta disto. É um modelo de negócio que pode até ter um bom custo benefício. E se quiser AAA podem comprar multi.

      1. A microsoft possui diversos studios e projetos em andamento com o selo “AAA”. Esse tal modelo, como jogos menores, pode ser aplicado em conjunto, pra alimentar seus serviços constantemente. Mas nada leva a crer que o AAA morreu nos planos da MS, pelo contrario.

    2. Na verdade a The Initiative é apontado como um studio de games “AAAA”… Um numero menor de funcionarios não determina se um jogo é AAA, AA, A e sim o investimento. Os projetos da initiative devem receber uma carta branca do tamanho de um cartaz, pois a equipe ja deve estar se mostrando eficiente.

      Então talvez seu pensamento esteja meio certo. Pois a microsoft com certeza buscara parcerias menores pra “alimentar” seus serviços, mas ela deve ter aprendido, que o que chama mais atenção, assim convence mais novos clientes de serviços, são jogos grandes.

      Como disse AAA é investimento, não são graficos, não são animações top, ou seja a Microsoft se mostra sim interessada nos games AAA. Pois RARE tem grandes investimentos, 343i tem grandes investimentos, Coalition, Turn10 e agora alguns desses novos studios também.

      Seu raciocinio perante a Gamepass também não está correto, GAMEPASS gera sim retorno, base de fãs. Para um studio first party o gamepass é um otimo negocio.

      Então, sim A Initiative mesmo que se mantenha com uma equipe “pequena” não deixara de ser uma euipe de investimento menor.

    3. Quanto o cara realmente não lê nenhuma News.

      “Microsoft lançaram a The Initiative como um estúdio “AAA” da Microsoft”

      Só porque estúdio pequeno não que dizer que não possa fazer AAA até porque ele sempre fizera AAA.

  7. Com o time que eles montaram (e ainda estão montando) eu vejo a The Initiative com um grande potencial não só para se tornar um dos melhores estúdios da MS, mas também para talvez criar uma nova IP tão grande como é Halo, Gears e Forza. Mas pelo tempo de existência e por ainda estarem anunciando vagas de emprego imagino que vai demorar ainda a vermos o fruto do trabalho deles.

      1. “…será, na verdade, nossa força.” Uma equipe menor, mas com funcionários de ponta funciona melhor que uma grande equipe com funcionários meia boca, ou com cada um fazendo uma etapa ridícula do desenvolvimento. Além do mais, ter muitos funcionários eleva o custo de desenvolvimento do jogo que poderia ser gasto em outras coisas como tecnologia, quem sabe ray-tracing por exemplo. E por fim, se você não entrou no site ou tem acompanhado, eles ainda estão contratando funcionários pra equipe deles. Mas entendo suas limitações… Rs

          1. Sim, estúdios estabelecidos e grandes como a Rockstar realmente tem um quadro de funcionários muito grande, até mesmo pra manter a produção de vários jogos de forma simultânea (talvez GTA 6 já esteja em desenvolvimento). Mas estamos falando de um estúdio novo no mercado e que ainda vai iniciar seu primeiro projeto. E por fim, ter mais de 1000 pessoas trabalhando no jogo não quer dizer que todos são dev. Caso não saiba grande parte acaba sendo dubladores de várias regiões do mundo, equipes de tradução, fora as pessoas que servem de captura de movimentos e os serviços terceirizados. Mas como eu disse, não dá pra esperar muito mesmo… 😉

      1. Sea of Thieves não, ainda vão manter o atual por ai trazendo conteúdo adicional por um tempo, é o estilo de jogo que não recebe sequência tão rápido como os que são focados em narrativa. Já Crackdown 4 acho bem difícil uma sequência nesse período, até porque tem muitos outros estúdios da MS com outros projetos em desenvolvimento. Mas pode esperar pelo novo RPG da Playground nos próximos anos e algum jogo da Ninja Theory, além de Gears 5, Battletoads e Ori esse ano e futuramento o Halo: Infinite.

          1. Nem me fale, e se bobear ainda vai ter notas semáforo, verde, vermelho, amarelo… Mas eu vou jogar. Haja tempo…

  8. Sério…não consigo entender como caixista defende isso ! Cara o Playstation já entregou vários jogos top, e ainda tem no mínimo mais uns 3 ou 4 . enquanto isso no Xbox só jogo aa e aquela bosta do crakudao !

    1. Jogos TOP? Aqueles com IS de PS1? Os que vc enfrenta 3 inimigos por onda apenas? Aqueles o chefe espera vc apertar o botão do QTE porque a sony acha que seus jogadores são retardados mentais incapazes de encarar um desafio? Aqueles que fecham servidor em 2 anos porque sonysta tem medo de passar vergonha no online e por isso os jogos perdem suporte online rápido? Aqueles que vc se gaba todo dia, mas que a maioria mandou pro mercado livre ainda na semana de lançamento?

      TOP PRA CARALHO. Pode enfiar no cu essas merdas.

      1. Só resta rir da vergonha alheia desses pôneys, que bando de retardados, será que tem muitos desses pôneys idiotas que frequentam esse site na comunidade do playstation? Aqui já deu pra perceber que são só uns dez pé rapados que não tem o que jogar e ficam bostejando o dia todo, kkkk.

  9. ´´O estúdio está focado em jogos “novos e inovadores” e “espetaculares e únicos”.´´ Só acredito vendo.O estúdio tem profissionais que são capazes de fazer jogos incríveis, mas inovar nos dias de hoje parece que é algo quase impossível.
    Mas acredito que não veremos nada do estúdio nessa E3,provavelmente só na E3 de 2020 e olha lá

    1. Inovação tem ficado a cargo dos jogos independentes. Esses, quando não apresentam temáticas e mecânicas diversas, trazem versões aperfeiçoadas do que já existe.

    2. Eu escrevo, e tenho vários enredos que poderiam virar Bons jogos( mas não tenho para onde enviar), e junto com essas idéias sempre surgem mecânicas de movimentação que poderiam ser adequados a esses games. Mas não tenho nenhuma noção de designer, ou qualquer afinidade na área de T.I. que seja necessaria para criar jogos eu mesmo. Mas no meio dessa equipe, sei que podem existir pessoas que se complementem, um que possa ter as ideias, e outro que saiba como as colocar no papel, ou nas telas.

        1. Até a senhora que serve o café pode falar alguma bobagem, que disperte a imaginação e inspiração de alguém. Como diz o ditado: Duas cabeças pegam mais piolho que uma.

  10. Essas palavras do Gallagher vão de encontro à recente entrevista com a Amy Henning. Ela tem a visão (do qual eu concordo) que essa abordagem de estúdios com mega equipe de várias centenas de pessoas, cheia de ultra especialistas em determinada tarefa de desenvolvimento (exemplo: alguém que só faz expressão facial), não se sustenta mais como regra da indústria, o que acarreta de época em época grandes cortes no quadro de funcionários. Exemplos por aí não faltam.

    Por esse vídeo do The Initiative, me parece que eles estão trabalhando com a ideia de construir sua equipe de forma mais compacta e versátil, com menos níveis de hierarquia entre uma ponta e outra da produção, com pessoas mais capacitadas dentro de um job para fazer mais do que uma tarefa somente, tornando o desenvolvimento como um todo mais fácil de gerenciar. Quem é da área criativa sabe que formar um grupo coeso é maior do que o tamanho da equipe em si, e como isso influencia no resultado final. O estúdio ainda está sendo construído, tem dezenas de vagas abertas, e não estão presos a calendário, portanto terão tempo e recursos para encontrar as pessoas certas para o jogo que pretendem fazer.

    1. Essas mega equipes tornaram-se uma necessidade pela pressão em criar jogos cinematográficos, com orçamentos “hollywoodianos” e pouquíssimos jogos conseguem dar retorno satisfatório para a produtora, mais raro ainda a equipe de desenvolvimento se manter unida após o lançamento, o desgaste psicológico e físico impede isso. Shenmue foi uma das maiores decepções em relação ao retorno do investimento, mas nos anos seguintes o que se viu foram cada vez mais empresas de jogos investindo nesse modelo de negócio, acreditando que haveria mercado para um novo GTA. O resultado? Houveram épocas em que se cogitou a morte dos consoles, perdendo espaço para mobile. Atualmente, felizmente, o mercado de videogame em consoles está sadio, foram desenvolvidos jogos fantásticos, com foco no desafio, competitividade e inovação. Se a The Initiative for por esse caminho tem tudo para dar certo!

  11. Sei que tem uma galera que quer zoar o coleguinha, mas vamos, independente da plataforma que curte, desejar sorte para o estúdio.
    O pessoal parece estar bem empolgado e, não importa se vão desenvolver jogos AAA ou estilo Indie, pois temos ótimos exemplos de jogos mais simples.
    Eu mesmo, não tenho nada contra Indie. Já joguei dezenas de jogos Indies incríveis.
    É esperar pra ver do que são capazes.
    Se fizerem jogos ruins, receberão críticas merecidas. Simples assim.

    1. Pois é, Ori por exemplo quando foi lançado era um Indie, no entanto isso não o fez deixar de ser um ótimo jogo, por sinal na minha humilde opinião um dos melhores jogos da geração. E também teve vários outros jogos indie nessa geração que foram excelentes. O importante é se o jogo é bom, divertido, tem qualidade, e não necessariamente o quanto foi gasto pra produzir ele. Se fosse assim não teria tanto AAA flop por ai… Rs

  12. Lá vem mais mentiras, prometeram um estúdio pra produzir games “AAAA” algo que nem existe na indústria, e agora já vem com esta conversa de estúdio pequeno focado em “novas experiências”.

    Prevejo que lá vem mais bombas 60+

    1. Como falei no comentário em cima, o Gallagher é veterano, e contrata diretor de God os war e funcionários de Homem Aranha (PS4), red dead redemption etc.. pra fazer jogo pequeno? Isso não faz sentido. Ele sabe o que tá fazendo. Ele que trouxe de volta o reboot da Lara Croft, e na minha opinião o primeiro foi o melhor.

      Provavelmente ele reuniu um grupo pequeno mas talentoso pra criar a base de um projeto, provavelmente deve chegar aquela equipe em massa pra agilizar o processo final. Sei lá é só uma suposição. Mas não faz sentido todo esse pessoal talentoso pra fazer jogo pequeno.

  13. Vi em algum site gringo, não me lembro, mas falavam que Darrell gallagher seria o chefe de uma das aquisições. Mas ele pediu pra montar uma equipe do zero. Ou seja, o cara sabe o que está fazendo, é veterano da área.

    Não sei exatamente o que ele quer dizer com manter o estúdio pequeno. Mas criar a base de um projeto com poucas pessoas pode ser melhor do que com 300 pessoas no estúdio. Quando o projeto estiver avançado, aumentam a equipe pra finalizar. Sei lá pode ser uma estratégia. como eu disse, O cara sabe o que tá fazendo.

    Diretor de Produção – God of war e Rise of the Tomb Raider
    Líder de Designer – Sunset Overdrive e Resistence 3
    Diretor Técnico – 343I
    Diretor de jogo – Tomb Raider e Rise of the Tomb Raider

    E isso é só o que mostrou no vídeo. E é o que precisam pra iniciar a construção de um jogo.

    1. É justamente para evitar problemas de produção. É mais facil controlar a qualidade com poucos funcionarios. Quando esses gigantes falam que querem se manter pequenos, não estamos falando de 5 funcionarios, 30~50 pra eles é um studio pequeno e com esse numero, bom investimento e otimos profissionais, dá pra se fazer coisas gigantescas.

      A equipe se mostra hoje com um nivel absurdo de alto e se tiverem carta branca(coisa que deve ter) farão algo magnifico.

      1. Eu to impresionado com time que esse estúdio tem. Se for observar são os melhores profissionais em cada fase do jogo. Produção de God of War, narrativa de Tomb Raider, designer de Sunset of Driver e mais…

        Imagina esses caras trabalhando sem pressão, com um bom ambiente e poucas pessoas. Expectativa la em cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *