The Initiative será responsável por fazer jogos exclusivos “loucos” para o Xbox

A Microsoft já comprou vários estúdios para fortalecer seu catálogo first party, e é algo que você provavelmente já está cansado de saber. Os americanos abriram a carteira em 2018 e contrataram uma boa bateria de talentos criativos. Enquanto isso germina, todos estão atentos para ver o que tanta gente talentosa poderá fazer pela marca Xbox.

Obsidian, inXile, Playground ou Ninja Theory, todos eles entram em nosso pensamento e nos encaixamos rápido no que eles podem oferecer ao console. Mas há um que não temos muitas ideias, The Initiative. O estúdio liderado por Darrell Gallagher, mais conhecido por seu trabalho brilhante com o reboot de Lara Crosft em Tomb Raider, é um completo desconhecido para todos, porque não tem um histórico de criações.

No entanto, podemos ter uma ideia do que eles farão se mantivermos as declarações no Twitter de Drew Murray, ex-diretor de criação de jogos como Sunset Overdrive, Ratchet & Clank ou Resistance, entre outros. Agora, Murray faz parte da equipe da The Initiative e suas declarações confirmam que,há uma completa liberdade para criar coisas.

O fato é que o direto criativo deixou uma mensagem em sua conta pessoal, onde ele brinca sobre o que pode ou não ser feito no estúdio e confirma que as coisas malucas são o foco da criação para eles.

O diretor técnico disse o seguinte: “Apenas deixe os desenvolvedores criarem as coisas loucas que eles quiserem, quão rápido possível”.

Fecha a mensagem com a hashtag #DesignerDreams que basicamente é “o sonho de qualquer designer”. As perguntas da comunidade não demoraram para tentar descobrir alguma informação sobre o novo projeto, mas obviamente não foram respondidas.

O que vocês acham que pode sair?

163 comments on “The Initiative será responsável por fazer jogos exclusivos “loucos” para o Xbox

    1. Discutir o melhor e pior de cada plataforma eu acho legal, o foda é essa criançada e mais velhos (nesse caso com retardo mental) seguidores do mil grau e gamer sem regras, que ficam só falando coisas sem nexo.

      1. Da pra perceber rapidinho quem são esses aí kkkk
        Sempre repetem as coisas que os caras que enchem o bolso de dinheiro falam kkkk
        Tipo: “Fato” “Controle de dano” etc kkkkk
        Eu me divirto kkkkk
        Tem muito idiota que não tem discernimento pra entender qdo esses caras falam algo com contexto e nexo e algo que falam só pra distorcer e puxar sardinha kkkk
        E os cara são bom nisso kkkk
        Eu analiso esses cara
        Mas tem que ser muito burro pra não saber separar as coisas kkkk
        Enfim
        Eu acho 100sacional kkkk

        1. Tive playstation 3, tive o 4, hoje jogo mais no xbox, o ps4 mantenho pelos exclusivos, mas nem a plus pago mais, só tenho jogado no xbox, muito mais silencioso, prefiro o controle dele, e apesar de tantas piadas com pilhas, eu prefiro muito mais manter 2 pares de recarregáveis e acabou trocar, do que ter que manter 2 controles ou jogar com o cabo usb.

          1. Sério mesmo que é igual ventoinha de PC desktop? Poxa, a Sony deveria ter pensado mais nessa parte aí. Aqui PC desktop nunca mais, só notebook. Eu lembro que era muito barulhento, era AMD também.

          2. O meu ps4 normal, dos primeiros que sairam esguelava até no netflix, era 1 saco aquele barulho, o one X posso estar jogando o red dead ou bf 5 no talo, não escuto 5% do ruido que o ps4 fazia, isso achei incrível. O único problema que vejo no xbox é a demora para ligar se você faz o desligamento total, o ps4 liga na hora, já o xbox demora quase 1 min, eu optei pelo desligamento economico pq no modo stand by o X fica muito quente.

          3. O meu Pro pelo menos não faz ruido quando está na dash. Mas jogando Shadow of Tomb Raider ontem ou Spintires Mudrunner, parece um jato da força aérea iniciando decolagem! Já o meu One X é quietinho igual um atirador sniper escondido no meio do mato esperando pra matar alguém.

          4. Eu tô bem satisfeito com ele amigo. Aliás, estou satisfeito com meus dois consoles, cada um com suas qualidades e defeitos.

          5. O X nem da sinal de vida né!
            Mais silencioso q ninja e sniper!
            Vc até esquece q o console ta ligado!

      1. Essa meia dúzia eche o WC de poneys alienados, a maioria sem nem sequer ter o Rebostation 4 e arrotando ixcrujivos q nunca jogou ????

    1. Essa é a ambição da Playground. Que todos já conhecemos o trabalho, os caras conseguem criar um mundo aberto riquíssimo e em tempo recorde.
      Mas eu tbm estou botando muita fé nesse “The Initiative”

      1. A Playground tem uma atenção nos detalhes que nunca vi outro estúdio fazer. Curioso pra ver como vai ser o RPG deles.
        Meu sonho ainda é ver a MS comprar a IP do Road Rash da EA e deixar na mão da Playground.

    2. Muito falam que dos novos estúdios os que tem mais potencial é a PlayGround,Ninja,Obsidian etc mas pra mim a com maior potencial é essa The Initiative mas como eles ainda não lançaram um game,tem uma parcela das pessoas que deixam esse estúdio de escanteio.

  1. Esse novo estúdio é de longe o mais promissor, por se tratar de algo inédito, novo, e ter milhares de mentes brilhante por trás dele. #GoInitiative

  2. Declaração muito inconsistente e o título da matéria também não ajuda em nada. Me faz pensar que o estúdio vai trazer jogos graficamente bonitos, mas com histórias nonsenses que levaram bombas de notas 6,0 no metacritic. E isso definitivamente não é algo que eu tô querendo. Por hora, vou botar minhas fichas em estúdios com propostas mais claras.

    1. É só estudar um pouco mais de interpretação que você consegue.
      O que o desenvolvedor quis dizer é que terão liberdade para criar quaisquer jogos que tiverem em mente, o mais rápido que conseguirem.
      Por outro lado eu tenho a informação que a Microsoft não está mais pressionando os estúdios a acabarem os jogos rápido, sem pressão e dando o tempo necessário para polirem o jogo (Crackdown é exemplo disso, ninguém reconhece o quanto o jogo evoluiu após os adiamentos)
      Então essa política da Microsoft em ter bastante estudios pode ser tambem pelo fato de reconhecerem que certos jogos levam um tempo a mais para produção.
      Metacritic? Sério?
      Joguei o Celeste, nota 94 e achei uma bosta
      Quem joga Metacritic é doente

    2. eu ainda perco meu tempo lendo comentário de sonysta disfarçado por aqui porra que merda velho, o the initiative vai trazer a vida mano ips de alto investimento agora dá créditos ap metaclitic,
      ai vc não deve ser levado a serio.

      1. Kkkkk vejo comentários como o do Sr.wb e penso a ms cria um Studio chamado a iniciativa, contrata o responsável pelo reboot do tomb raider (um ótimo trabalho e na época não tinha nada similar) e o cara solta uma frase. Os deixe livre para criarem suas loucuras. O mínimo que espero é algo diferente e com qualidade independente do gênero adotado acredito que se trata de algo altamente imersivo.

    3. O The Initiative tem como foco o desenvolvimento de jogos “four AAAA”, de grande orçamento.

      E o título não leva a nada do que você diz, isso apenas está na sua cabeça pq foi “alienado” por youtubers cujo foco é só falar mal de XBOX, mas nada jogam.

    4. Os sonetes q já estão falando mal porque o cara falou isso são os mesmos que estão adorando Kojima e o The Walking simulator nonsense. Vai entender…

    1. Crackdown não sai antes? E por falar em crackdown imagine o impacto no mercado de algum anúncio envolvendo a tecnologia xcloud, imaginem algo assim… “o streaming dos seus jogos para seu dispositivo android em qualquer lugar sem precisar ligar seu console ou o poder do processamento em nuvem xcloud agora esta disponivel de forma nativa para todos os desenvolvedores e aumenta o poder de processamento da família Xbox em X teraflops…” o que acontecereia com o mercado?

      1. Esquece o Xcloud cara, isso é pra daqui há anos, eles podem sim começar um teste em grandes centros comerciais dos Estados Unidos, fora isso, é ilusão, pra essa tecnologia funcionar, o ping tem que ser o mais baixo possível, ou seja, não adianta ter internet de 1 tera e estar longe dos servidores. Pelo menos no Brasil, estamos muito, mais muito longe de ver algo nesse nível.

        1. O que o crackdown 3 tem de tão especial? Bom se vc vai criar um serviço de processamento em nuvem capaz de aumentar o poder do console fazendo com que ele rode coisas mais pesadas. E tendo essa tecnologia a oportunidade de aumentar a vida de cada console que ela tem no mercado conectado ao serviço. Pergunto vc assinaria um serviço que aumenta o poder do seu console em X% por Mb de banda da sua rede? Principalmente se vc pensar em um futuro onde um aplicativo UWP sendo capaz de utilizar o processamento local + processamento em nuvem + streaming. Isso tornaria um hardware de baixo custo algo maior? Pra mim isso já é o xcloud.

  3. Eu realmente espero que a Microsoft consiga apresentar novas IP’s tenham como foco o single player com boa narrativa e horas de diversão. Entendo que para alguns o multiplayer seja mais divertido e faz o título mais duradouro. Mas acho que o Forza Horizon é o melhor exemplo de que um game pode ser bom e duradouro para qualquer tipo de player.
    Gostaria apenas de que a Microsoft investisse em games com histórias cativantes e que me fizesse desejar uma sequência.

    1. Acho que o que voce quer dizer é que a gente pode ter mais variedade, porque o que voce falou a gente já tem. Halo e Gears são séries duradouras, têm histórias cativantes, single player ótimos e isso sem deixar de ter um multiplayer excelente. Uma coisa não anula outra, como esses dois, junto dos Forza, provam.

      1. Verdade. Mas não sou muito chegado a Halo e Gears. Prefiro algo do gênero de Alan Wake, State of Decay, Quantum Break, Ryse e por aí vai. Ou citando os da Sony, Horizon Zero Dawn, Uncharted e outros. Adoro uma boa exploração com uma história boa!

          1. Algo estranho, fui agora a loja e é retrocompatível, mas não me aparece o preco do jogo, tenho que ver na XONE.
            So tive a hipótese de jogar pouco na 360 porque passado pouco tempo a x360 deixou de ler mídia e foi quando passei a subscrever o gold.
            O meu filho fazia questão de usar as mídias como patins.

          2. mano, se nao em engano alan wake ja parou de vender digitalmente! so vai conseguir jogar em CD…

          3. Hehehe, como patins foi brabo. Eu tenho a mídia física e numca tive problemas. Teve uma época qur o Alan Wake foi retirado da Live por causa de direitos autorais vencidos mas não sei se voltou…

  4. A MS está se equipando fortemente para os próximos 2, 3 anos. Ao meu ver, a grande lacuna na line up própria da MS são rpgs e jogos open world de alto orçamento com histórias elaboradas, e são justamente esses tipos de jogos que tem recebido melhores avaliações da crítica, e consequentemente feito mais ‘barulho’ midiático. Seja como for, a MS identificou isso e está trabalhando forte para atender essa demanda. Não tem mistério.

    A MS faz um excepcional trabalho de plataforma pra consoles, com o Xbox One ao meu ver sendo de longe o console de jogos mais amigável com o jogador, mas como publicadora de jogos, desde 2017 mais precisamente, passa por uma entressafra de jogos ‘fora da curva’, normal para qualquer empresa do ramo. Por exemplo, Forza Horizon 4 foi o jogo de corrida do ano, talvez da década, então numa perspectiva comercial, precisam oferecem mais jogos “forza horizon´s’, e de forma mais regular, constante, para somar a outros ótimos e variados jogos que porventura chegarem via ID@Xbox e/ou acordos terceiros. Pra 2019 a perspectiva é melhor com Gears 5 e Ori 2, Battletoads e outros jogos não-anunciados.

  5. Muitos estão hypando os estúdios mais badalados como Playground games e Ninja Theory por causa do seus currículos, é óbvio. Mas The Initiative é um estúdio 100% Microsoft, criado do zero assim como foi The Coalition e 343I que tem padrões altíssimos de qualidade!

    The Initiative foi criado pra ser uma potencia da indústria, podem apostar! Assim como é Naughty dog e Santa Monica pra Sony. O talento que estão reunindo precisa se converter num game espetacular, se não vai ter criticas pesadas.

    1. Eu só não hypo a the initiative porque sei que eles vão fazer aqueles jogos filminhos que eu não curto, mas claramente é o maior estúdio dos novos.

      1. Eu não tenho nada contra jogos como Uncharted e esse formato novo do God of War. O single player de Gears 4 segue na mesma linha com uma narrativa bem forte.

        A diferença é que jogos da Microsoft exigem um forte multiplayer, como foi Gears 4. Não acredito em jogos 100% filminhos.

        1. Eu posso ter me expressado errado, com filminhos eu quis dizer jogos fotorrealistas com aquela câmera nas costas. Que é o padrão AAA hoje em dia.

    2. Exatamente. O The Initiative foi criado pra ser um estúdio de jogos de grande orçamento e qualidade, AAAAs. Então as expectativas têm que ser grandes mesmo.

    3. Eu não sei vocês, mas acredito que o “The Initiative” vai ter pelo menos duas equipes trabalhando em projetos diferentes. Penso isso pq tem uma galera bem gabaritada, e geralmente tendem a pensar diferente.

      1. Talvez, mas por hora acredito que estão agilizando jogo mais rápido possível. Sem contar que não podem decepcionar no primeiro jogo, por isso uma equipe tão qualificada.

        Phil Spencer também disse que vai dar liberdade total pros estúdios criarem, se for dividir mesmo, seria decisão do Darrell Gallagher.

        1. Falo isso pq quando o cara é “foda” o ego dele fica inchado pra caramba e acaba por não se dar bem com opiniões contrárias “um abraço, Cliff” e a Microsoft tem bala na agulha pra dizer: quer fazer seu jogo? Faz aí. Você quer fazer um jogo diferente dele? Faz aí. E você? Quer fazer um outro? Toma aqui 50 milhões e faz teu jogo.

          1. Isso ocorre mesmo. Mas sei lá. Quem está contratando é o próprio líder do estúdio, por isso existe vários amigos dele de outros projetos. Não acredito nessa disputa por conta disso. Outra coisa é que as maiores confusões acontecem com a terceirização dos jogos pro Xbox, como aconteceu com a platinum games. O objetivo agora é ter maior talento possível dentro da Microsoft Studio.

            Sem contar que existe uma hierarquia, Phil Spencer > Matt Booty > Darrell Gallagher > diretores, produtores etc.

    4. O problema da 343i são os fanboys.

      Fanboy de Halo é chato pra cacete.

      Daí fica complicado, porque alguns deles têm muitos seguidores e acabam funcionando como uma “voz” especializada, quando na verdade são os menos indicados pra avaliar objetivamente os jogos.

      Halo CE é de 2001. O mercado hoje mudou. Aquela pegada estilo Quake, Half-Life não vende mais. Os FPS hoje são mais lentos e táticos. O próprio Doom de 2016 tem armas de precisão como o canhão Gauss e um dos modos do rifle de assalto, além de missões com Diabretes te atacando de longe que fariam inveja aos melhores FPSes militares… Detalhe que o próprio Halo CE já era mais lento que Quake. Aí vem fulaninho dizer que a 343i enterrou a franquia porque Halo 4 é tipo um “COD com aliens”. Piada, né.

      Outro tipo de fanboy problemático são os caras que acham que na era da Bungie os enredos e o gameplay eram muito melhores. Muito pelo contrário! Halo 3 está aí pra provar isso quanto à história. Desfiguraram a personalidade de um dos antagonistas e a história não vai a lugar algum antes de você finalmente ir lá na merda da Arca. Já quanto ao gameplay, os mesmos que hateiam os Prometheans se esquecem de que os Brutos no Halo 2 (que é o meu Halo favorito, diga-se) são uma completa bosta e foram colocados no jogo de forma incompleta ainda por cima, além das formas puras Flood no Halo 3 que são outro lixão.

      Na minha opinião a única coisa de ruim que a 343i fez foi legitimar e ainda reforçar aquela história de que os livros têm peso no enredo da franquia. O que, aliás, foi iniciado pela própria Bungie. Esse tipo de coisa foi o que atrapalhou o enredo do Halo 5, por exemplo. De resto, a jogabilidade está bem afiada e no Halo Infinite eles têm que usar o 5 como base.

      1. Sobre os fãs eu concordo! Halo 4 pra mim é um jogo espetacular mas teve muito mimimi.

        O que eu não gostei no 5, e aí concordando com a maioria dos fãs, foi que Chief não tem protagonismo nenhum. O que a maioria das pessoas gostaram no Chief foi o fato dele ser o fodão, ele tinha marra de anti herói e resolvia tudo. No Halo 5 tentaram deixar ele mais humano e espalhar protagonismo.

  6. A Microsoft está muito bem com jogos de corrida e de tiro…o que já está muito bom ! Só falta se aperfeiçoar em jogos de aventura e acao …só o Forza Horizon 4 e Forza 7 já valem a compra do console…acho que o gears 5 vai ser meio diferente dos demais !

    1. to achando que vai vir numa pegada god of war… claro qe a tematica é diferente, o ambiente é diferente.. mas acho que vai ser mais denso do que apenas mais um jogo de tiro

        1. esses jogos do estilo padrão da sony, e o que ta faltando,xbox tem bom exclusivos de corrida,jogos de tiro,jogos 2d (cuphead,ori),mas ta faltando mais jogos pra galera que curte uma historia aprofundada,na teoria se tem uma empresa de consoles que pode ter mais variedade de genero é a microsoft

    2. Eu queria jogos mais ao estilo exploração e puzle como os clássicos Resident Evil< não necessariamente tendo temática de zumbi/monstro. Um espacie de dino crisis seria uma boa. Ou isso, esse tipo de jogo numa temática medieval, tipo Onimusha, mas sendo ocidental. Medievalismo ocidental com fantasia (Skyrim) sempre fazem somente RPG, seria bom ir pra esse gênero.

  7. Esse é o estúdio que eu mais espero coisas boas (Dos novos estúdios eu digo)
    Está recheado de grandes produtores que talvez tinham idéias mirabolantes porem não tinham liberdade de executá-las nas empresas anteriores
    Está muito interessante ver como o Xbox vem se estruturando, para atender a demanda que o GamePass exige, assim como lacunas de alguns gêneros de jogos que carecem na plataforma

    Quem diria que o Phil Spencer mudaria tanto assim, a forma com que enxergamos o Xbox, que já era bom, mas que agora tem carta branca para poder fazer aquisições de mais e mais estúdios, criando jogos épicos para a comunidade mais hardcore do mundo.

      1. Peter Moore & Phil Spencer que foram de longe os grandes deuses no Xbox, Peter Moore que iniciou a vida do Xbox 360 de 2005-2009 e agora o Phil desde 2015, espero ver sempre mentes que comecem com a letra P no nome agora, talvez seja karma, rs.

        1. Devemos mensionar Kevin Bachus, Seamus Blackley e Ted Hase e Otto Berkes. Criadores do Xbox original e Greg Canessa um dos principais idealizadores da Xbox live.

  8. contando ansioso J,F,M,A,M,JUNHO 2019, aquela data que tds nós caixistas admiradores da marca xbox, veremos na minha humilde opinião, a maior e melhor e3 da história da plataforma xbox, com anúncios de novas ips, as que ja foram anunciadas como Gears 5, que na minha opinião virá com uma nova roupagem, os estúdios comprados, e os outros talvez mais 2 ou 3 estúdios talvez sejam anunciados, o the initiative com os gênios trazidos para o estúdio com certeza as ips que irão ganhar vida irá nos fazer termos orgulho de ter um console xbox sobre a nossa casa, ninja theory, the coalition com uma nova ip em paralelo com Gears nos reservam um prazer na espera gratificante, o que esta e3 2019 vai nos apresentar é digno de todo o respeito possível, que venha junho pq esse pobre mortal vai ter que aprender a controlar a sua ansiedade.

  9. Esse estúdio tem muito potencial pra trazer grandes jogos. Eu sinceramente espero dele se tornar um dos melhores ou o melhor estúdio da MS talvez com o tempo. Tem muitos devs experientes e talentosos no time. Com liberdade de criação acho que podem trazer novas IPs pro Xbox tão grandes como a santa trindade.

  10. A MS está se equipando fortemente para os próximos 2, 3 anos. Ao meu ver, a grande lacuna na line up própria da MS são rpgs e jogos open world de alto orçamento com histórias elaboradas, e são justamente esses tipos de jogos que tem recebido melhores avaliações da crítica, e consequentemente feito mais ‘barulho’ midiático. Seja como for, a MS identificou isso e está trabalhando forte para atender essa demanda. Não tem mistério.

    A MS faz um excepcional trabalho de plataforma pra consoles, com o Xbox One ao meu ver sendo de longe o console de jogos mais amigável com o jogador, mas como publicadora de jogos, desde 2017 mais precisamente, passa por uma entressafra de jogos ‘fora da curva’, normal para qualquer empresa do ramo. Por exemplo, Forza Horizon 4 foi o jogo de corrida do ano, talvez da década, então numa perspectiva comercial, precisam oferecem mais jogos “forza horizon´s’, e de forma mais regular, constante, para somar a outros ótimos e variados jogos que porventura chegarem via ID@Xbox e/ou acordos terceiros. Pra 2019 a perspectiva é melhor com Gears 5, Ori 2, Battletoads e outros jogos não-anunciados.

    1. Penso o mesmo. Até hoje, em relação a jogos exclusivos RPGs produzidos para Xbox One, o único excepcional foi o Ashen, que é considerado um Indie (e pode futuramente sair em outras plataformas, ou não). No entanto, um dos melhores RPGs que joguei na vida é o Fable, que também é exclusivo de Xbox, mas não foi produzido nessa geração de consoles (retrocompatibilidade<3). Aguardo ansiosamente pelo RPG da Playground, que se vir com a qualidade do Forza Horizon, será insano.

      1. O que mais me agrada nesse futuro que a MS está montando é variedade de jogos. O Gamepass é uma ótima iniciativa, um dos pontos altos da geração Xbox One, e o investimento massivo no ID@Xbox é outro destaque positivo. E pelos rumores, as aquisições não pararam por aí, ainda vem muita coisa pra 2019.

  11. Alguém sabe dizer se tiraram aquele esquema de fazer comboio no modo offline do Forza Horizon 4? No 3 quando passa perto dum drivatar e buzina, da pra formar um comboio de 5 carros…

      1. Tem sim. Agora uma retificaçao. Falaram que o online tava demorado pra arrumar partida: Pelo que eu vi, eh demorado nesse esquema do Vida Horizon, pra arrumar partida com os jogadores da sessão. Mas no PvP normal, Aventura em Equipe, continua rápido…

  12. A ms tem se esforçado pra melhorar. Isto eu reconheço. Mas, ela deixou a Nintendo e a Sony abrirem uma grande diferença em termos de vendas. Ahhhh, vendas não importam !!! Importam porque estas empresas só vão investir se ganharem $ e é natural as pessoas ficarem onde estão, a não ser por uma melhoria muito grande do oponente. Eu não gostaria de perder minhas platinas, tem os meus clãns, por exemplo.

        1. Verdade, cada empresa em média perde 60 dollares com cada venda de console…
          Oque importa msm é os serviços.
          E como da pra vê a ms quer expandir muito isso…

      1. Óbvio que não. Mas, pensa bem: a MS foi pro lado dos serviços. Quanto mais Xbox vendidos mais chance de assinaturas no gamepass. Console da é prejuízo

        1. Mas não foi isso que você disse, você meio que implica que só com vendas a empresa vai gerar receita para fazer as coisas, mas não é isso que ocorre, a MS abriu um caminho enorme com serviços, tornando seus usuários muito mais ativos, gerando receita e gerando vendas como consequência.

          A MS fez muito bem o caminho inverso, conseguindo vendas como resultado do investimento na base que já tinha.

    1. A Nintendo não atua mais no mercado de console de mesa.

      “Ah mas o Switch tem o dock”

      Além de pouquíssimas pessoas usarem (já prevejo gente vindo aqui dizer “eu uso!”), os gráficos são piores que os do Xbox One Fat e PS4 Beta. É só um 3DS metido a besta rsrsrs

    2. A MS queria vender mais consoles do que vende atualmente, é óbvio, mas é certo de que o fato de vender menos consoles que o desejado permitiu que a empresa fosse inventiva e buscasse novas propostas para o jogador. Daí que nasce iniciativas como a retrocompatibilidade, Gamepass, controle adaptativo, etc. Só patinaram mesmo na questão de jogos exclusivos, embora lançassem várias IPs promissoras e que podem retornar no futuro, como Quantum Break e Sunset Overdrive.

      A MS deve continuar trabalhando para cobrir alguns gargalos no Xbox, mas com ações em várias frentes tornaram o Xbox uma plataforma muito competitiva, com reformulações em curso ainda na geração Xbox One. Pra fazer o que a MS vem fazendo, e num curto espaço de tempo, é preciso de muito capital financeiro, humano, e ambição. Isso além de mentes brilhantes como Nadella e Phil Spencer.

      Só lembrando que no último ano fiscal a divisão de jogos da MS gerou mais de $ 10 bilhões em receita, menos que a Sony, que gerou $ 17 bilhões, mas mais que a Nintendo, que gerou 9,7 bilhões. E considerando que 2018 foi o melhor ano para o Xbox One, a tendência é ser ainda melhor para a divisão Xbox em matéria de $, Então portanto há muito mais a se levar em conta do que vendas de hardwares.

      1. 99% do que você falou eu concordo. Mas, quando toquei em vendas de hardware me referi a questão do “eu já estou acostumado com meu console”, já tenho meus troféus, minhas equipes. Parei de jogar Destiny2, mas, era de um clã muito bacana, viremos amigos de verdade. Não tinha como trocar de console. Isto dificulta a vida da MS. Não vou trocar de marca se o Xbox for uns 15% melhor. Ele tem que ser muito melhor. Quando a Sony dificulta o crossplay ela sabe disto.

        1. É, tem uma faixa de jogadores que já é ‘fechada’ com uma determinada marca e ecossistema, e tem seus motivos fortes para optar por esse ou aquele console. Mas eu desconfio que tenha uma enorme parcela que não, que chega na casa dos bilhões de jogadores, e é essa parcela que está em disputa, porque ninguém nasce gamer, mas vai se familiarizando naturalmente com os jogos, dentro do seu ritmo.

          Antigamente era até mais fácil pular de um console pra outro, ou ter mais de um console em casa, porque praticamente o único argumento que vigorava era jogar os exclusivos de cada máquina, onde o mercado multiplataforma era menor, já que as grandes eram mais agressivas nas aquisições. Hoje não, os consoles ganharam muitos recursos para ‘reter’ o jogador no seu ecossistema, como as conquistas/troféus, Leaderboards, além de um gigantesco mercado multiplataforma com jogos como o Destiny que você acabou de citar, que são capazes de reter milhões de jogadores em cada plataforma. Eu não acho que hoje jogos exclusivos sejam o maior argumento, mas UM dos argumentos dentro de um amplo contexto de plataforma.

          Eu já tive ps4, e antes dele eu era jogador de playstation, que me rendeu ótimas memórias, principalmente o ps1. Hoje tenho Xbox One, por conveniência mesmo. Posso dizer tranquilamente que o Xbox oferece um pacote geral mais interessante pra mim do que o ps4 ou Nintendo, embora precise melhorar em áreas pontuais.

          1. Sim, segundo levantamentos recentes, são mais de 2 bilhões de jogadores pelo mundo, espalhados entre PC, consoles e mobile.

          2. Na pensei que eram tantos. Muito por causa do preconceito que tenho com gamers de celular, e realmente é um publico muito lucrativo e numeroso.

    3. Os “erros” da Microsoft no início da geração foram “arrebatadores” contra o XONE, e a Sony é “mestre” em marketing, soube se aproveitar disso, e vendeu absurdamente mais nos primeiros anos, mesmo com o XONE recebendo mais jogos exclusivos. No fundo, o que a Microsoft pensava pro início da geração, lá em 2013, é o que está aos poucos (e pelo menos parcialmente) acontecendo agora com relação aos jogos multiplayers e conexão “obrigatória” com a internet. A Microsoft já estava anos na frente, mas tantos anos na frente que acabou indo contra ela mesma. Não sabemos se o Game Pass é resultado dessa “reformulação”, numa nova forma de oferecer jogos, ou se já era uma etapa prevista mesmo naquela época. Eu acredito, com quase certeza, que já era uma etapa já planejada desde o início da geração. Enfim… “erros” tb são importantes para a evolução do mundo dos games.

      E quanto ao seu receio, eu sei como é, eu tb tive, e isso reflete o fato de que “PS” é cultura, sinônimo de vídeo-game, já que boa parte dessa galera vem do PS1 e PS2. Eu tive estes dois consoles, e queria comprar um PS3. Outras circunstâncias (minha esposa e o kinect) me levaram a optar pelo X360, o que pra mim foi uma grata surpresa. Mas essa questão de “amigos” nos jogos, acredite, no XBOX isso é muito mais fácil de conseguir, a comunidade é muito boa nesse sentido, até pelas características (de multiplayer) dos principais jogos.

      E se pra você, mudar de plataforma pode ser “difícil”, por vários motivos, imagine pra quem tem a retrocompatibilidade no XONE, e já levará pro “XTWO” toda sua biblioteca de jogos já integrada. É um diferencial muito mais forte do que apenas “amigos” na rede. E até o momento, não sabemos se isso vai acontecer com o futuro PS5.

      1. Minha previsões estilo pai de Dináh

        343 – Halo Infinite: provavelmente sera um bom jogo no minimo decente, se não flopar pegarei no PC.

        The Coalition – Gears 5: Gears 4 com temática lacração, emponderamento feminino, e provavelmente poucos mudanças no gameplay, passo.

        T10 – Forza 8: Otimo jogo, mais do mesmo, passo.

        Rare – ?: Depois do SOT não espero nada.

        Mojang – ?: Não espero nada.

        The Initiative – ?: Desconheço.

        Undead Labs – ?: Depois do SOD2 não espero nada decente.

        PG – ?: Excelente estúdio tomara que faça uma nova IP.

        Ninja Theory – ?: Qualquer coisa no nível do DMC já vai ser ótimo.

        Compulsion Games – ?: depois do flopado We Happy Few não espero nada.

        inXile Entertainment – ?: estúdio mediano pra pequeno não espero nada.

        Obisidian – The Outer Worlds : Provavelmente um excelente rpg/action estilo FNV, esse tenho muito interesse.

        Ser otimista é uma coisa, agora achar que todos esses estúdios vão produzir grandes jogos é ser muito iludido.

  13. Espero que agora saia algum exclusivo completo, sem bugs, que não seja alpha beta pago, que não tenhamos que baixar duas vezes o mesmo jogo e com qualidade de jogo indie dos piores já visto.

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