Os desenvolvedores Obsidian Entertainment explicaram que The Outer Worlds 2 tem como objetivo oferecer uma experiência de RPG mais profunda do que o primeiro episódio da série, capaz de dar aos jogadores uma liberdade substancialmente maior.
“Estamos procurando maneiras de incentivar o jogador a experimentar diferentes construções, tradicionais ou não tradicionais”, disse o diretor de design Matt Singh à IGN. O conceito-chave é o de sinergias: um sistema onde habilidades, características e vantagens se entrelaçam em configurações imprevisíveis, recompensando a criatividade e a ousadia.
O coração desta revolução está nas competências, que abandonam as macrocategorias do primeiro episódio para se tornarem entidades autónomas, com características mais marcadas e diferenças mais evidentes. “Muitas vezes víamos personagens que eram bons em tudo, mas isso acabava reduzindo a personalização”, explicou o designer-chefe de sistemas Kyle Koenig.
“Então, queríamos que cada ponto investido fosse realmente significativo: menos confusão, mais identidade. Se você quer que seu personagem seja um especialista em armas e dispositivos médicos, em The Outer Worlds 2 você saberá exatamente onde investir.”
Apresentado nos últimos dias com um novo vídeo de gameplay, The Outer Worlds 2 permitirá, portanto, criar personagens únicos, não apenas em termos de especialização, mas também em termos de abordagem mental. O diretor de design falou sobre a possibilidade de criar perfis grandes, mas únicos, mesclando diferentes conceitos e interagindo com outros sistemas.
Com mais de noventa vantagens à disposição, The Outer Worlds 2 tem como objetivo dar suporte a todos os tipos de jogadores, incluindo os mais… loucos. “Aumentamos significativamente o número de vantagens, cada uma das quais requer habilidades específicas para ser desbloqueada”, disse Koenig. “Investir em habilidades abre caminhos únicos e diversos.”
No verdadeiro estilo New Vegas, o jogo também apresenta um sistema de características positivas e negativas que leva os conceitos de risco e recompensa a um novo patamar, pois, por um lado, permite que você escolha habilidades muito eficazes, por outro, força você a aceitar implicações de RPG muito interessantes.