A Microsoft ainda continua sua luta para arquivar a era Win32, e, a julgar por esse vazamento, poderá usar armas mais fortes. A grande maioria dos programas para Windows baseia-se no win32, uma plataforma com algumas décadas de existência; O UWP, seu sucessor, conseguiu atrair alguns fabricantes, mas ainda falta muito para ser considerado o novo rei.
Agora Thurrott vazou o golpe final da Microsoft para forçar o uso dos aplicativos UWP: um novo “modo S” que virá por padrão em todas as versões do Windows 10. O modo S basicamente transforma o sistema no Windows 10 S, a versão leve e sem compatibilidade win32.
Estas seriam as novas versões do Windows 10, com o modo S por padrão, mas os preços não estão à venda ao público, mas para os “parceiros” da Microsoft:
- Entry. Para sistemas com processadores Intel low-end: Atom, Celeron e Pentium. 4 GB de RAM ou menos, 32 GB de SSD e telas pequenas, como as dos tablets. Será o Windows para os “dois em um” e pequenos laptops. Preço: 25 dólares.
- Value. Para sistemas muito semelhantes ao Entry, mas com maior armazenamento (64 GB) e telas de pelo menos 14,1 polegadas. Para PCs muito baratos ou antigos. Preço: 45 dólares.
- Core. A versão básica para computadores de baixo custo, para o qual Core+ é demais. Preço: 65.45 dólares.
- Core+. A versão para “dois em um” e laptops de médio/alto alcance (tela de 1080p e 8 GB) e computadores intermediários (mais de 4 GB de RAM). Preço: 86,66 dólares.
- Advanced. A versão para computadores high-end ou para jogadores. Compatível com as mais recentes CPU Core i9 e AMD Threadripper, com mais de 16 GB de RAM e telas de 4K ou mais. Preço: 101 dólares.
O que a Microsoft está fazendo aqui, que não é muito diferente do que eles fizeram no passado, é que eles cobram mais dinheiro por uma licença do Windows 10 com base no hardware. Se você está comprando uma plataforma que é mais poderosa, a licença custará mais, mas para um dispositivo de entrada, os preços caem significativamente.
A partir de 2 de abril, essas novas SKUs e preços entrarão em vigor com o novo preço para Home Advanced entrando em vigor em 1º de maio.
Para os dispositivo em 2018, a empresa deverá fechar parceria com as fabricantes para configurar o Edge como o navegador padrão, instalando o aplicativo LinkedIn UWP, pré-instalar o Office e limitar o apanhamento de aplicativos na área de trabalho, de 1 aplicativo Win32 na barra de tarefas e para o menu Iniciar, 25% Win32/75% Microsoft Store.
E assim, de acordo com Thurrott, o Windows 10 S está morto, pois todas as versões terão o modo S.
Que situação. Só na força mesmo pra fazer o UWP ser relevante, mesmo assim vai demorar décadas, podem apostar. A MS está perdida.
Microsoft ativou o modo full apelação.
UWP tá crescendo viu 😛
Já os uwp apps não
Olha, isso tudo são configurações, são novas opções do Windows 10 Home, a coisa que muda é o preço da licença para determinado hardware. Além das OEMs fazerem o que já fazem, instalar vários aplicativos como Office entre outros
Ela está abandonando mais um sistema.
Dando para desabilitar, então de boa.
Meu Deus, até hoje esse zorze não sabe o que é a universal Windows platform
Esse negócio do windows S seria como transformar o windows 10 em um sistema fechado como o android, mas no caso do windows precisará ser aberto, como as empresas e governos vão trabalhar seus sistemas próprios sem ficarem totalmente dependentes de aprovação da MS, sem ter total autonomia pra isso, pode ser uma alternativa para o usuário residencial e ainda sim não vai ser nada bom as limitações, mas para o usuário comercial ou empresarial será inviável.
Pagar a mais para ter uma plataforma aberta sem perder a compatibilidade
A loja da Microsoft é um fracasso.
Desde o Marketplace nas versões anteriores ao Windows Phone 7.
Windows é e sempre foi uma piada de mal gosto.
mau *
Haterismo com o Windows como um todo?
Estranho.
Só não esquece que é rumor.
A Microsoft tem uma loja?
Até que tem.
Melhor que a loja do Tizen, do Blackberry 10 e do Sailfish OS, pelo menos.
Pelo menos um pouco disso já é possível, nas Configurações tem como desabilitar instalar apps fora da Loja, será que ativando isso diminui a chance de um vírus infectar o Windows?, visto que nem todos os vírus são arquivos executáveis.
Vai ser tipo o “Fontes Desconhecidas” do Android.
Enquanto eu não poder instalar apps fora da loja, eu vou instalando o que está na Google Play Store mesmo até onde der pra mim.
Mas depois que eu querer instalar apps de fora da loja também, eu vou desmarcar a opção posteriormente pra quê?
Esse “Modo S” ainda vai dar bastante dor de cabeça pra ela, fiquem vendo!