Tudo indica que o rumor polêmico do Phantom Blade Zero e Xbox foi um deslize da IA

No começo desta semana, nós relatamos que a S-GAME teve que desmascarar um rumor que se espalhou sobre algo que eles supostamente disseram sobre o Xbox. Hoje temos novas informações que parecem ser um mau presságio para como a indústria de jogos e a mídia de jogos lidarão com IA e desinformação.

Para aqueles que ainda não estão atualizados, a S-GAME está pronta para lançar seu primeiro console AAA, Phantom Blade Zero. No fim de semana, um rumor se espalhou dizendo que um dos funcionários da S-GAME alegou que eles não precisam do Xbox, quando questionados sobre trazer Phantom Blade Zero para a plataforma.

A S-GAME rejeitou categoricamente a declaração, explicando que não descartou nenhuma plataforma e afirmou em suas próprias palavras que “essas declarações alegadas não representam os valores ou a cultura da S-GAME”.

Desde então, o Diretor de Pesquisa e Insights da Niko Partners, Dan Ahmad, mais conhecido pelo seu apelido online ZhugeEx, aparentemente fez algumas investigações sobre de onde veio essa história do Phantom Blade Zero. E Dan fez uma grande descoberta. Citando Dan do Twitter:

“Decidi investigar isso e estou 95% certo neste momento de que a “citação” foi publicada pela primeira vez em 1º de agosto por um site que usa IA generativa para produzir artigos vasculhando a internet em busca de notícias e rumores.

Depois, foi repercutido por um meio de comunicação chinês.

A propósito, não tenho como saber se isso foi realmente algo que um desenvolvedor da equipe disse de improviso.

Certamente poderia ter sido. Mas a maneira como foi relatado (não parte de uma entrevista oficial) e fonte, + a primeira menção de que era daquele site de IA, me faz acreditar que é falso.”

Embora possamos descobrir que um funcionário do S-GAME surge para confirmar que eles disseram isso, e talvez se desculpe por isso, a conclusão de Dan parece crível neste momento. Na verdade, não cabe a nós provar que isso não aconteceu, mas às pessoas que relataram essa história verificar se entraram em contato com o funcionário, ou o suposto entrevistador, e confirmar que isso realmente aconteceu.

O que é preocupante é a facilidade com que essa história do Phantom Blade Zero se espalhou, mesmo que algumas pessoas tenham percebido os sinais de alerta e escolhido não ligar para verdade e se preocupar mais com cliques. Certamente não é a primeira vez que rumores sem suporte e não confiáveis ​​se espalham sobre videogames, mas não pode ser tão fácil fazer passar uma escrita de IA como uma reportagem real.

Certamente não afirmaremos ser impecáveis ​​em descobrir histórias e rumores suspeitos, mas conseguimos identificar os problemas com esta história. Não há razão para outras mídias de jogos, e também os próprios jogadores, verem quando uma história é feita para confirmar as prévias de alguém, em vez de realmente nos informar coisas que realmente aconteceram.

Agora que vimos que a IA pode efetivamente ganhar atenção ao criar narrativas que os jogadores querem ouvir, cabe a nós ficarmos vigilantes para não comprar essas histórias falsas. Fazemos o nosso melhor para fazer reportagens honestas, e vocês, nossos leitores, ajudam a nos manter honestos, e devem ter certeza de ficar vigilantes por si mesmos também.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *