Quem já jogou ou está jogando Tunic certamente terá se chocado com a linguagem misteriosa que caracteriza todos os aspectos do mundo do jogo, tornando-o particularmente enigmático, tanto que levou alguns jogadores a traduzi-lo, conseguindo interpretar os vários sinais em um alfabeto compreensível.
A linguagem Tunic foi inventada pelo autor Andrew Shouldice e pela equipe de desenvolvimento do jogo como parte integrante da construção daquele mundo particular no qual a aventura acontece.
O mistério generalizado sobre as origens da raposa protagonista, sua missão e o cenário em que se encontra é parte integrante do encanto deste esplêndido jogo indie e a construção de uma linguagem escrita inventada é um componente importante, tanto que tem levado os usuários a tentar traduzi-lo até a transposição total dos sinais em fonemas da língua inglesa.
O usuário do Reddit Oposdeo publicou um estudo real sobre o caso, completo com uma explicação sobre a gramática e estrutura do idioma em questão visível neste endereço. É surpreendente como o Tunic estimulou uma espécie de estudo linguístico, mas aparentemente foi isso que surgiu, e a discussão aberta no Reddit, completa com notas e comentários de outros usuários, demonstra como o mundo do jogo fascinou muitas pessoas.
Por outro lado, a linguagem de Tunic tem um papel ativo na jogabilidade: as instruções escritas no manual de instruções, que devem ser recuperadas página por página no próprio jogo e também são de fundamental importância na construção da história, são essencial entender alguns aspectos da jogabilidade e ser capaz de avançar em algumas situações.
Tunic está disponível no Xbox Game Pass, então não deixe de conferi essa experiência bastante aclamada.