Os resultados financeiros bastante negativos da Ubisoft levaram a uma redução em suas metas para o atual ano fiscal, o que consequentemente levou a um colapso no valor das ações, que caíram 19% com a abertura dos mercados esta manhã.
É um efeito indireto óbvio dos anúncios que surgiram durante a recente reunião de ordem financeira da Ubisoft, que revelou um novo adiamento infligido a Skull and Bones e o cancelamento de pelo menos três jogos não anunciados. Além disso, pesaram as vendas abaixo do esperado de Mario + Rabbids: Sparks of Hope e Just Dance 2023, o que contribuiu para uma situação um tanto difícil para a editora francesa.
Segundo relatos da Morningstar, este seria o ponto mais baixo atingido pelo valor das ações da Ubisoft nos últimos 7 anos, tendo em vista que fevereiro de 2016 ainda é o momento de máxima queda para a editora francesa. Vendas abaixo do esperado, cancelamentos e adiamentos levaram a um corte nas previsões, com a receita do terceiro trimestre agora prevista em € 725 milhões, contra € 830 milhões originalmente previstos.
“Estamos claramente desapontados com nosso desempenho recente”, disse Yves Guillemot , CEO da Ubisoft, “Estamos enfrentando uma dinâmica de mercado desafiadora à medida que a indústria continua a se mover em direção a megamarcas e jogos como serviço de longa duração, em um contexto de piora econômica condições que afetam a capacidade dos consumidores de gastar”.
Nesse ínterim, de qualquer forma, a Ubisoft tem um grande jogo premium não anunciado agendado para 2023-2024, além de Assassin’s Creed Mirage, Avatar: Frontiers of Pandora e de fato Skull and Bones, após mais um atraso.