A Ubisoft anunciou, com um comunicado de imprensa chamado “Atualização Estratégica”, que está à venda. Na verdade, o texto diz muito explicitamente que a empresa “nomeou consultores líderes para avaliar diversas opções transformativas, de forma a maximizar o valor para os stakeholders. Este processo será supervisionado pelos membros independentes do Conselho de Administração. A Ubisoft informará o mercado, de acordo com a regulamentação aplicável, caso uma transação se concretize .”
Por esta razão, está “tomando medidas decisivas para reorganizar o Grupo, a fim de oferecer experiências de jogo de classe mundial, melhorar a eficiência operacional e maximizar a criação de valor”.
A reestruturação já está, portanto, em curso, com reduções de custos que continuarão nos próximos meses e com investimentos que serão mais seletivos do que no passado. Com estas medidas, a Ubisoft “espera exceder 200 milhões de euros em reduções da base de custos fixos até o ano fiscal de 2025-26 em comparação com o ano fiscal de 2022-23, numa base anual”.
A redução de custos obviamente serve para tornar a empresa mais atrativa para um potencial comprador. Isso explica o fechamento repentino do serviço ao vivo XDefiant. Isto também explica o adiamento de Assassin’s Creed Shadows para 20 de março, que assim saiu de um período particularmente rico em lançamentos e foi aproximado do final do atual ano fiscal (31 de março de 2025).
A Ubisoft também forneceu alguns dados sobre seus meses finais, com Xdefiant e Star Wars Outlaws tendo comprometido o período de Natal. No entanto, a Ubisoft acredita que pode atingir o ponto de equilíbrio, dado que estimou reservas líquidas de 1,9 milhões de euros.
Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft, disse sobre a potencial venda: “Fizemos bons progressos na reestruturação que começou há alguns meses e estamos confiantes de que isso impulsionará a Ubisoft para um futuro mais forte”. O futuro que muitos desejam é o nome da gigante chinesa Tencent.