A guerra entre a Ucrânia e a Rússia continua uma semana após o início da guerra na Europa Oriental. A situação é realmente difícil para o povo ucraniano, com milhares de cidadãos deslocados do país, uma situação à qual a indústria de videogames também está reagindo.
Após o apoio maciço de vários estúdios em todo o mundo, desta vez foi o vice-primeiro-ministro do país que tomou a palavra. Mykhailo Fedorov pediu diretamente ao Xbox e ao PlayStation que cortem suas relações com os mercados russo e bielorrusso.
Tradução do tweet :
Xbox e PlayStation
Você está definitivamente ciente do que está acontecendo na Ucrânia no momento. A Rússia declara guerra não à Ucrânia, mas a todo o mundo civilizado. Se você apoia os valores humanos, deve sair do mercado russo!
Tradução da declaração :
Para todas as empresas de videogames e plataformas de eSports:
A Federação Russa realizou um ataque militar enganoso e escandaloso ao meu país! Imagine, em 2022, mísseis de cruzeiro atacarem bairros residenciais, creches e hospitais no coração da Europa.
As forças armadas e os cidadãos estão defendendo a Ucrânia até o fim! O mundo inteiro está repelindo o agressor impondo sanções – o inimigo deve sofrer perdas significativas. Mas precisamos do seu apoio – em 2022, a tecnologia moderna talvez seja a melhor resposta para tanques, lançadores de foguetes múltiplos e mísseis.
Estou certo de que não apenas ouvirá, mas também fará todo o possível para proteger a Ucrânia, a Europa e, finalmente, todo o mundo democrático de uma sangrenta agressão autoritária – e peço o bloqueio temporário de todas as contas russas e bielorrussas, pare temporariamente o participação de equipes e jogadores russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais de eSports e cancelar todos os eventos internacionais realizados no território da Rússia e da Bielorrússia.
Temos certeza de que tais ações motivarão os cidadãos da Rússia a interromper proativamente a vergonhosa agressão militar.
You are definitely aware of what is happening in Ukraine right now. Russia declare war not for Ukraine but for all civilized world. If you support human values, you should live the Russian market! pic.twitter.com/tnQr13BsSv
— Mykhailo Fedorov (@FedorovMykhailo) March 2, 2022
Embora a carta seja dirigida a todos os níveis da indústria de videogames, no próprio tweet podemos ver que o líder ucraniano está se dirigindo especialmente ao Xbox e PlayStation. As divisões da Microsoft e da Sony são partes representativas de grande importância e suas ações futuras podem ser muito significativas.
Por outro lado, Fedorov comemorou que a Apple parou de vender seus produtos na Rússia e está procurando outras grandes multinacionais como o Google para fazer o mesmo. Na verdade, o principal objetivo é isolar potenciais consumidores, bloqueando até mesmo o acesso às suas plataformas digitais.