A EngineOwning, empresa que produz vários sistemas de cheats para Call of Duty, perdeu no tribunal contra a Activision e agora terá que pagar à editora uma enorme quantia por danos, conforme ordenado pelo Distrito Central da Califórnia.
O grupo vem desenvolvendo vários sistemas de cheats há anos, vendidos para rodar em vários jogos como Call of Duty, Counter-Strike, Battlefield e Titanfall, para citar alguns, mas foi a Activision que agiu ativamente contra o fabricante desses sistemas, dentro da sua política de tolerância zero relativamente a tais soluções.
A decisão do tribunal distrital é algo draconiana, mas reflecte a seriedade com que estes casos são agora encarados pelos tribunais americanos, considerando que são tratados como muito prejudiciais para a economia de algumas empresas.
A EngineOwning terá, portanto, que pagar aproximadamente US$ 14,5 milhões à Activision, mais custas judiciais, e terá essencialmente que encerrar seu negócio de venda de cheats. Entre os pedidos do juiz está também a cessação imediata das “condutas ilícitas” até então praticadas.
Além disso, o grupo também terá que ceder o domínio dentro do qual ocorreu grande parte do comércio, ou seja, www.EngineOwning.to, diretamente para a Activision, marcando assim uma derrota geral para o grupo especializado em cheats.
Já em fevereiro de 2023, o juiz ordenou que a EngineOwning pagasse 3 milhões de dólares por danos à Activision após um primeiro processo, que também envolveu alguns streamers importantes que foram flagrados usando esses sistemas.
No entanto, a empresa continuou com seus negócios, vendendo cheats adicionais para Call of Duty: Modern Warfare 3 e Warzone. A Activision continuou, portanto, com a batalha jurídica e obteve mais uma vitória neste novo caso.
Em um tweet, a editora também informou que quaisquer jogadores pegos usando sistemas irregulares de aumento de desempenho no modo multiplayer de Call of Duty terão suas pontuações redefinidas e serão removidos das tabelas de classificação antes do lançamento da 4ª temporada.
Enquanto isso, a empresa lançou ontem o trailer em live action de Call of Duty: Black Ops 6, com a confirmação de que este será lançado no primeiro dia no catálogo do Xbox Game Pass.