Uma nova versão “moderna” do Windows 10 para PCs pode estar a caminho

gerenciador-tarefas-fd-2

A Microsoft trabalha há muito tempo na criação de uma versão unificada do Windows que funciona em uma variedade de plataformas e formas de dispositivos. Inicialmente denominado ‘One Windows’ e ‘OneCore’, a última tentativa da empresa de executar essa visão é chamada ‘Windows Core OS’, que visa transformar o Windows em um sistema operacional mais modular.

Nós já sabemos que a variante focada em dispositivos móveis do sistema operacional Windows Core que será instalado em dispositivos móveis dobráveis, como o Surface Phone rumorizado, é o sistema operacional Andromeda. Um novo rumor do Zac Bowden, do Windows Central, sugere a versão do sistema operacional Windows Core será conhecido como Polaris e eliminará muitos dos códigos legados e compatibilidade com o qual o sistema operacional está atualmente engrossado.

O Polaris está sendo projetado para trabalhar com novos tipos de PC mais tradicionais, como desktops, laptops e 2-em-1, mas o que o separará do Windows 10 Pro é que ele será totalmente baseado na plataforma UWP da empresa. Quase todos os códigos do sistema antigos serão removidos do sistema operacional em favor da flexibilidade, melhor gerenciamento de energia e desempenho.

Do ponto de vista do usuário final, o Polaris estará ainda mais bloqueado do que o Windows 10 S. Embora essa versão do Windows também restrinja os usuários apenas à Microsoft Store em termos de compatibilidade de aplicativos, ela ainda compartilha uma base semelhante ao Windows 10 Pro e serve como um meio caminho para o que a Microsoft está finalmente planejando com a Polaris.

Uma shell de UI extensível e adaptável conhecida como CShell já está sendo trabalhada pela Microsoft para servir como base para a interface não só para o Polaris, mas também para o Andromeda e do Windows Core OS como um todo. Isso permitirá que os usuários do desktop tenham um sistema operacional visualmente similar ao que eles esperaram do Windows 10, mas, nos bastidores, muitos dos componentes Win32 no Windows Shell existente serão removidos e descartados.

Enquanto os usuários do Windows 10 S só podem instalar aplicativos através da Microsoft Store, eles ainda podem usar aplicativos Win32 portados para a loja através da Desktop Bridge (Projeto Centennial). No entanto, a Microsoft está trabalhando em uma forma a manter a compatibilidade com programas x86 tradicionais da mesma forma que eles funcionam no HP Elite x3. A implementação da HP, no entanto, exigiu um aplicativo de “streaming“. A gigante de Redmond diz estar apontando para uma experiência mais “nativa” com o uso de contêineres.

Outro ponto importante de nota sobre a Polaris é que não está destinado a ser o sucesso do Windows 10 conforme você o conhece. Em vez disso, o Windows 10 Pro e o Polaris existirão lado a lado na programação da Microsoft, com o antigo servindo jogadores e usuários avançados que exigem sua robustez e o último sendo promovido a usuários mais ocasionais que não se importam com as limitações de um sistema operacional leve.

Fonte: Windows Central

60 comments on “Uma nova versão “moderna” do Windows 10 para PCs pode estar a caminho

  1. Como a maior plataforma operacional do planeta pode estar fora do mobile? Apenas uma questão de adaptação nesse período pós Windows Phone. Que os idiotas chorem quando o Andromeda estiver em pleno funcionamento.

    1. Nós vemos que a MS não está parada e as informações que vazam sobre o Windows Core OS são sempre novas e mais detalhadas porque isso é uma prova de que as coisas estão acontecendo. E tendo em vista que os planos parecem estar todos próximos de completo a impressão que dá é que o próximo passo será colocar tudo isso na prática com o lançamento desse Windows Core OS nas diversas categorias de dispositivo. Mas sabemos que não fica só no software, a MS está trabalhando também no hardware pra lançar o melhor produto possível e esse fator hardware pode ser o que segura a MS de finalmente lançar novas categorias de produtos com este novo sistema. Mas parece que tudo indica que este será este o ano da revelação de novos produtos e acredito também no lançamento ainda este ano.

    2. O problema é o tempo que isso está levando… as outras empresas não estão paradas, também vão lançar seus sistemas “um para todos”

  2. Não tinha pensado nisso. O uso de containers aplicações negado é uma solução genial a fim de modernizar o sistema. Mas e os jogos, como ficaria isso?

    1. Bem se vê que nao leu tudo.

      “Em vez disso, o Windows 10 Pro e o Polaris existirão lado a lado na programação da Microsoft, com o antigo servindo jogadores e usuários avançados que exigem sua robustez e o último sendo promovido a usuários mais ocasionais que não se importam com as limitações de um sistema operacional leve.”

    2. Pois é, não ficaria, somente os jogos mais recentes baseados no UWP acho que são todos 64bits seria funcionais no sistema mais leve, contudo há um trecho que em a MS estaria tentando bolar uma maneira de manter os arquivos x86 compatíveis com a versão mais leve, ou seja, manteriam o código virgem do Win 10 com um emulador x86 a mais, só isso… por outro lado isso também implicaria em outros recursos que seriam necessários como a DX11, será que a DX12 é 100% compatível com a DX11? Só o tempo dirá…

  3. Interessante, o Windows 10 S que virá é o que veremos em dispositivos moveis, o mais leve possível o Windows 10 virgem e bloqueado. Por mim tudo bem, só quero mesmo que o desempenho seja o melhor possível e que eu posso acessar qualquer conteúdo da MS store nesse Windows 10 S.

  4. Quando será que fica logo disponível aquele recurso Sets? Ia ser uma mão na roda pra mim, poder alternar planilhas e documentos em abas.

      1. o sistema mesmo que ela vem “unificando” desde o windows 8, na época ela ate deu a desculpa de que os aparelhos lumia 800 e de mesma família iriam ser atualizados so para o 7.8 por que o 8 tinha uma arquitetura diferente e blablabla que era para unificar, no final deu pra notar que não tinha nada a ver com isso mesmo não rsrs

        No meio dessa unificação toda toda ai ja sumiu os aparelhos moveis com o sistema (vai ser difícil algum fabricante querer apostar em smartphone com windows agora), ela ja quebrou as pernas do Xbox, o windows 10 ta indo bem, mas ainda tem uma pá de bobagem que mais atrapalha do que ajuda, mas ta unificando, vamos acreditar, um dia termina a unificação rs

          1. Do nada com certeza não, mas levando em consideração o nível daqui, ninguém também sabe nada.
            Mas uma coisa é certa, nenhum dev se interessa pelo UWP.

          2. O ecosistema Microsoft é mais voltado para aplicações de linha de negócio. Está categoria gera muito mais lucros e emprego que aplicações sociais. A falta de interesse que você diz é com relação a aplicação voltada para um público que está nos smartphones. Desenvolvedores de aplicativos sociais são minoria.
            Existe muito trabalho sendo feito em UWP no mundo todo. Só que é para um público empresarial. É preciso entender todo o contexto de um ecosistema para se ter uma percepção melhor das coisas.

  5. Não acredito que esse vá para frente, a maioria das aplicações de hoje são x86-x64. se o windows 10 S não pegou o que dirá desse. Mas gostei da ideia sempre achei que o windows 10 deveria deixar o passado para trás

    1. O correto é eles tranformarem em um Sistema Modular mesmo , e dependendo do Hardware alguns recursos serem ativados ou não , porém no geral a interface do Painel de Controle , Gerenciador de Tarefas e Registros devem ir pro UWP…

    2. Acredito que mais pra frente esse Windows 10 S fique melhor das pernas. Mesmo sendo capado (em comparação a outras versões do Windows 10), ainda sim é infinitamente melhor que o Chrome OS, o sistema que só vem com o navegador Chrome e não tem como instalar nenhum outro programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *