A engine Unity está querendo cobrar dos desenvolvedores por download baixado, e isso tem gerado uma enorme polêmica e revolta dos estúdios que adoram este motor gráficos nos jogos. Ocorre que, tal atitude visa tirar dinheiro de jogos do Xbox Game Pass, segundo um estúdio.
O alvo da Unity com as novas políticas relativas a royalties seriam os jogos presentes no catálogo do Xbox Game Pass, que com suas instalações poderiam garantir um grande retorno econômico.
Isto é apoiado pela Dynamic Voltage Games, uma equipe de desenvolvimento independente responsável por títulos como Pirates of First Star e Time Blazer: segundo o desenvolvedor, a Unity certamente não pretende monetizar com vendas indie normais, mas sim com distribuidores como a Microsoft.
“ O aumento de preço anunciado pela Unity é 100% relacionado ao Game Pass”, escreveu o desenvolvedor. “Eles sabem que um jogo como o Tunic pode conseguir três ou quatro milhões de downloads no Game Pass, e isso vale muito mais do que vendas de duzentas ou trezentas mil cópias.”
The Unity price hikes are 100% about Game Pass. They know a game like Tunic might get 3-4 million downloads on Game Pass, and that's more valuable to them than 200-300k sales.
— Dynamic Voltage Games (@dynamic_voltage) September 14, 2023
Após o anúncio do Unity, inúmeras equipes de desenvolvimento expressaram claramente sua decepção nas redes sociais, ameaçando cancelar seus jogos se a plataforma não mudasse.
Enquanto isso, os executivos da Unity parecem ter vendido suas ações antes de anunciar o imposto de instalação, uma prática que cairia no âmbito do abuso de informação privilegiada. A situação é extremamente polêmica.