A Valve afirma ter testado alavancas ou bastões suficientes do Steam Deck para que os jogadores não precisem se preocupar com a temida drift que supostamente afeta, principalmente levando em conta o número de ações judiciais, do Joy-Con Nintendo Switch, mas também dos controles DualSense do PlayStation 5 .
Em uma entrevista ao IGN, o engenheiro de hardware portátil da Valve, Yazan Aldehayyat, explica: “Fizemos muitos testes de confiabilidade, em todas as frentes, na verdade; e em todas as entradas e fatores ambientais e todo esse tipo de coisas.”
“Acho que vai funcionar muito bem”, acrescenta o engenheiro referindo-se à resistência dos componentes. “E acho que as pessoas vão ficar super felizes com isso. Acho que vai ser uma ótima compra.” Mas ele admite que “obviamente todas as partes falharão em algum ponto, mas achamos que as pessoas ficarão muito satisfeitas e felizes com isso.”
Na verdade, a empresa de Gabe Newell afirma ter usado alavancas e componentes que já conhecia para evitar riscos. Nas palavras de John Ikeda , designer do dispositivo: “Escolhemos propositalmente algo que conhecíamos sobre desempenho. Não queríamos arriscar nisso. Tenho certeza de que nossos clientes não querem que arrisquemos nisso qualquer.”
Steam Deck foi anunciado de surpresa, embora após meses de rumores, na tarde de quinta-feira. É um console portátil que pode ser conectado à televisão ou monitor desenhado como se fosse um computador, com componentes internos com a mesma arquitetura dos usados no PS5 e Xbox Series X/S, porém menos potentes. Além disso, qualquer sistema operacional ou programa pode ser instalado.