Iniciado quase como uma brincadeira, Vampire Survivors viu-se a vencer gigantes como Elden Ring e God of War Ragnarok ganhando também vários prémios de “Jogo do Ano”, entre os quais o conquistado nesta semana na BAFTA fez particular barulho. Em suma, são os prémios atribuídos anualmente pela organização britânica British Academy of Film and Television Arts, que representam uma das mais altas expressões em termos de prêmios atribuídos pela crítica a produtos de entretenimento.
Até a ocasião tem, portanto, um significado particular: na verdade, não é um evento exclusivamente dedicado aos videogames e aos gamers, mas abrange um público mais amplo e diz respeito a uma crítica generalizada aos jornais generalistas, o que demonstra como o jogo de Poncle atingiu um nível impressionante de popularidade notoriedade.
Claro que isso também significa que um jogo um pouco fora da caixinha do mercado padrão pode ter maior ressonância, já que nos encontramos em um contexto mais amplo e menos especializado, portanto um título que pode ter um tom mais “casual” uso pode se destacar mais: nesse sentido, a chegada de Vampire Survivors em plataformas móveis provavelmente contribuiu para lançá-lo no hiperespaço, em termos de tamanho de público e notoriedade geral. No entanto, não se pode dizer que ainda seja um jogo mainstream, portanto o resultado alcançado pelo jogo de Luca Galante é verdadeiramente notável e merece ser comemorado, ainda mais pelo fato de não estar presente nem nos consoles PlayStation e Nintendo Switch, sendo atualmente um console exclusivo do Xbox.
Provavelmente também o fato de não representar adequadamente um clássico queridinho do público do console também pode ter gerado reações adversas por parte do público, com muitos usuários que acharam o fato de Vampiros Sobreviventes superarem “monstros sagrados” como God of War Ragnarok e Elden Ring, mas isso torna sua vitória ainda mais significativa e impactante.
Tratava-se de recompensar uma ideia maluca mas perfeitamente funcional, um mecanismo perfeito construído sobre dinâmicas de jogo muito simples e irresistíveis, mas também numa construção de elementos que se centram na psicologia e parecem sair de um estudo científico cuidadoso em vez de um bizarro experimento caseiro de um cara apaixonado.
Apenas para comemorar a vitória no BAFTA, os desenvolvedores anunciaram a chegada da segunda DLC “Tides of the Foscari”, certificando assim o sucesso contínuo do jogo e o suporte ainda destinado a continuar. É um jogo estranho, com certeza, e certamente menos complexo e estruturado do que outras produções mais famosas, mas Vampire Survivors merece ser experimentado. Então o problema será conseguir de parar de jogá-lo.