O lançamento de MLB The Show 21 no Xbox Game Pass foi a bomba da semana. É o primeiro título do PlayStation Studios no Xbox Game Pass, o que tem sido uma grande alegria para os usuários do Xbox e, talvez, uma reviravolta no mercado de console. Há alguns anos, testemunhamos como o modelo para pender jogadores nos consoles tradicionais faliu. A irrupção dos celulares, da nuvem e de novos serviços e plataformas catapultou os videogames para bilhões de usuários em potencial; uma quantia que, apenas duas gerações atrás, era impensável. Mas as coisas mudaram e muitas empresas se abriram para esse novo grande número de consumidores em potencial. Vão chegar mais jogos da PlayStation Studios para o Xbox Game Pass?
No que se refere ao Xbox, é inegável que a Microsoft e, especificamente, Phil Spencer, também previram essa mudança e souberam se adaptar a ela. O Xbox Game Pass foi o início dessa transformação, que foi seguido por muitos outros desenvolvimentos: lançamento do Xbox Game Pass Ultimate, xCloud, inclusão do Xbox Game Pass no xCloud ou, mais recentemente, modificações do Xbox Live Gold, incluindo multiplayer gratuito. A chegada de novos estúdios no Xbox Game Studios ajudou a reforçar essa mudança. É improvável que compras como Zenimax/Bethesda pudessem ter sido feitas na geração Xbox 360. Mas pode ser nesta, onde eles têm um grande público para seus lançamentos.
Outras grandes corporações como Google, Amazon ou Epic optaram por técnicas semelhantes; seja oferecendo serviços em nuvem, próprios jogos ou jogos gratuitos por mês. Mas, curiosamente, foram a Nintendo e a Sony que mantiveram seu modelo tradicional e aquelas que, hoje, parecem mais separadas do modelo da Microsoft. É verdade que as três empresas ainda são concorrentes no mercado de consoles, mas também é verdade que o Xbox Series X|S é apenas parte de tudo o que a Microsoft quer oferecer para o futuro, de um conjunto de serviços em que nem Sony nem a Nintendo parece oferecer qualquer competição, pelo menos por enquanto.
Vimos fãs pedirem a cabeça do chefe da Playstation, Jim Ryan, por ter entregado tão título ao serviço real, mesmo cobrando mais de R$ 300 ao seu público. Então, até a onde a Sony pode ir por dinheiro?
É fato, não tem mas como negar, a Sony está mudando, se tornando cada vez mais aberta e propensa a levar seus jogos para outras plataformas. O Playstation Now já permite isso por streaming, mas também a própria japonesa tem portado seus jogos para o PC, como os recentes Days Gone e Horizon Zero Dawn.
Bem, vamos juntar um mais dois. Se o Xbox Game Pass está disponível para PC, e se a Sony não vê problema em lançar jogos criados pela Playstation Studios no Xbox, então será impossível de vermos Horizon Zero Dawn no Game Pass, nem que seja para Windows? Bem, vamos ser honestos que o que se era inimaginável, atualmente não é mais tão inimaginável assim.
Os fãs de consoles clássicos podem não ter visto essas relações de maneira favorável. Mas, como já dissemos, o modelo de console clássico está morto. E a Sony também deu sinais de querer ampliar seus pontos de vista, como vimos através da compra da Crunchyroll ou EVO. Então, por que não dar um passo adiante e trazer os jogos do PlayStation Studios para o Xbox Game Pass. Seria uma boa ideia para a Microsoft? E para Sony?