Recentemente, estávamos falando sobre como a nova build para os insiders do ciclo Alfa com a opção de reduzir o tamanho dos jogos para ocuparem menos espaço no Xbox One e no Xbox One X. Essa informação passou despercebido por muitos, mas não pelo Windows Club.
Contudo, agora temos tudo detalhado pelo Digital Foundry, já que algumas documentações para desenvolvedores explicaram a tecnologia chamada de “Intelligent Delivery” (Entrega Inteligente) do Xbox One.
Para começar, a ideia da Microsoft passa não só pela redução do espaço em disco, mas também pela aceleração dos tempos de carregamento e para isso, a Intelligent Delivery é responsável por entregar apenas as informações descompactadas e a demanda exigidas. De acordo com a documentação do Digital Foundry, Intelligent Delivery foi inicialmente revelado aos desenvolvedores de jogos no evento da Microsoft XFest no início deste ano.
Esta tecnologia tem como princípio cortar os dados e depois atribuir etiquetas. Desta forma, o Xbox One e o Xbox One X localizarão muito mais rapidamente os recursos e elementos que o jogo exige. Isso significa que, além disso, o sistema pode associar várias etiquetas entre si e, por exemplo, detectar dados associados a um idioma ou local específico. Isso faria com que o sistema não baixasse áudios ou textos que não estejam no idioma que um usuário precise.
De acordo com a própria Microsoft, alguns ativos específicos da região, como o áudio, têm um grande impacto, especialmente nos títulos de corrida, de modo que a economia de espaço é enorme nesse caso. Além disso, a Entrega Inteligente baixaria muitos dados do jogo com base na plataforma. O Digital Foundry coloca como exemplo o Far Cry Primal, onde as texturas 4K são benéficas apenas no Xbox One X, logo os donos do Xbox One não precisariam baixá-las. Apenas baixando as texturas necessárias para o Xbox One X, a diferença é notória. Basicamente, não há liberação de dados redundantes.
Com Entrega Inteligente, os desenvolvedores podem cortar e rotular as peças que desejam. Outro exemplo que eles colocam é nos jogos de tiro como Call of Duty ou Battlefield 1, onde o jogador poderia escolher eliminar apenas a campanha e só instalar o multiplayer, pois muitos não ficam jogando a campanha rotineiramente, mas o multiplayer sim. Como os ativos de cada parte do jogo são separados e rotulados, seria fácil habilitar esta opção.
Blue-Ray multi-disco
Com este sistema, a Microsoft deixa a porta aberta para o Blue Ray de dupla camada ou multidisco no Xbox One e Xbox One X. Com isso, em um disco pode ser carregados os recursos necessários para que o jogo funcione e no outro o resto do jogo adicional. Ao contrário de jogos como Lost Odyssey, você poderia ter toda a base do jogo instalada e jogá-la sem problemas, mas carregar peças adicionais, como multiplayer ou masmorras extras, se você realmente quiser. Também pode ser aplicado a idiomas, que seriam instalados sob demanda em discos adicionais.
A Entrega Inteligente torna isso possível graças à marcação contextual, é uma ferramenta sólida e veremos logo com a chegada do Xbox One X. No entanto, a bola está no telhado dos desenvolvedores, que serão aqueles que têm liberdade absoluta para usá-la ou não.
O que vocês acharam? Inteligente mesmo? Boa ideia?
Microsoft como sempre inovando. chora mais.
Boa (y)
Meu medo é se isso vai encarecer os jogos físicos, pelo que entendi pode ser que um jogo venha em 2 cds, correto?
Não, k segundo rígido no qual ele se refere é o disco rígido, aquele que já vem no console.
Não! eles serão gravados em duas camadas dentro de um blu ray dual layer.
A mídia em si é barata.. o custo de produção do jogo com 1 ou 2 CDs deve ser alguns reais só..
Microsoft sempre na frente
Se eu entendi fica assim: um pessoa que não sabe o inglês mais saber ler o espanhol, nesse caso ele iria baixar só a legenda que lhe convém?
Via de regra quase todos os jogos tem legenda em português, e legenda não e o tipo de arquivo que ocupa espaço em um jogo, ao contrário dos arquivos de áudio. O que o artigo deixa claro e que o sistema so vai instalar os arquivos que somente correspondam as necessidades dos usuários. Vai escutar o audio em português? Então o sistema não instala os arquivos de áudio em inglês, francês, alemão, italiano. Vai jogar somente multiplayer ? Então o sistema não instala a campanha ? Vai jogar no Xbox One S ? Então o sistema não instala texturas em resoluçao 4K.
A ideia é o desenvolvedor marcar os arquivos com tags especificas.. “áudio pt-br”, “texturas 4K”, “legendas espanhol”, “mapas MP”, etc..
Qnd vc for baixar o jogo o sistema vai ver qual seu sistema (original ou X), seu idioma e vai baixar só o que vc precisa pra rodar o jogo..
Muito bacana isso! Gostei! Espero que os devs usem
Top isso, Microsoft sempre superior. Agora vamos aguardar e ver qual tecnologia desse estilo a Sony vai disponibilizar para os mulambos dos sonistas.
A tecnologia que a Sony vai disponibilizar para os seus usuários e o tamanho da mandioca, que cada vez mais vai ser maior.
Xbox>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> O resto.
Está muito atrás…
O resto >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Xbox.
Pra quem, por exemplo, não assina a Gold poderia ser baixado somente os dados da campanha single player de um jogo. E uma proposta extremamente inovadora. Quem jogo Forza, Halo e Forza sabe que a M$ manda bala nas atualizaçoes destes jogos.
Será que eu poderia baixar somente o modo multilayer do Gta5
Teoricamente sim, mas depende da rockstar
isso Mesmo.. Para uns sera Bom e para Outros +ou- Eu Acho Ótimo..hehehe
A Microsoft já começou a poupar espaço do HD dos donos de Xbox One esse ano, não lançando jogo nenhum! Hahaha.